
Foi com alunos que estudam na comunidade de São Jorge
O Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR) em parceria com a Prefeitura de Salto do Lontra através da Secretaria Municipal de Educação e também com a Associação Lontrense de Apicultores e Meliponicultores desenvolveu o Projeto Abelhando na Escola com setenta alunos que estudam em tempo integral na Escola Rural Municipal Nossa Senhora Aparecida na comunidade de São Jorge.
Foram três encontros, de cerca de duas horas de duração cada, ministrados pelo Técnico em Agropecuária do IDR-PR de Salto do Lontra, Éder Frozza. O encerramento ocorreu nesta quarta-feira, 02, com a presença da Secretária Municipal de Educação, Edinéia Dalabarba Belo, Pedagoga da Secretaria de Educação, Nicelda Kalkmann, Diretora da Escola, Silmara Peron Colle, alunos, professores e servidores.
Éder Frozza destacou o objetivo do projeto. “A intensão é repassar conhecimento, informação e inserir as crianças no universo das abelhas sem ferrão. Para isso abordamos diversos temas, dentre os quais, a origem das abelhas, espécies de abelhas, abelhas sem ferrão que os alunos podem inclusive ter em casa, as principais espécies de flores que é possível que as abelhas visitem, conscientização e importância das abelhas, a importância social, ambiental e econômica das abelhas para a sociedade, dentre outros. Também confeccionamos iscas para captura de abelhas, fizemos degustação de mel, e ao final entregamos uma bisnaga de 250 gramas de mel para cada aluno” e acrescentou “agradecemos a administração municipal, a secretaria de educação, a Alamel, a escola da comunidade de São Jorge, enfim, a todos que nos ajudaram em mais este trabalho” concluiu.
A Secretária de Educação, Edinéia Dalabarba Belo destacou esta iniciativa. “Um projeto muito interessante, algo diferente das atividades do dia a dia da escola, mas com certeza importantíssimo. Por isso, queremos parabenizar o Eder pelo projeto e todos que fizeram parte de mais este trabalho. Estamos sempre à disposição para realizamos iniciativas como esta que proporcionam conhecimento aos nossos alunos” finalizou.
A Diretora da Escola Nossa Senhora Aparecida, da comunidade de São Jorge, Silmara Peron Colle disse que o abelhando na escola “foi um projeto bem interessante em que os alunos participaram e interagiram. Agradecemos a administração municipal, a secretaria de educação e ao Eder que trabalhou com os alunos. Em nome da nossa escola, obrigada a todos” finalizou.
Legenda: Alunos da Escola Rural Nossa Senhora Aparecida da comunidade de São Jorge, em Salto do Lontra, recebem conhecimentos sobre abelhas através do projeto abelhando na escola.
FONTE | FOTO: Assessoria/Prefeitura Municipal de Salto do Lontra