Na semana que passou, entre os dias 18 e 22 de outubro, foi realizado em Salto do Lontra levantamento rápido de índice para Aedes aegypti (LIRAa). O trabalho foi conduzido pela Coordenadoria de Combate à Dengue vinculada ao Departamento de Vigilância Sanitária, da Secretaria de Saúde, e feito pelas agentes de endemias.
O coordenador de combate à endemias, Everton Bandeira, disse que “infelizmente, o levantamento apontou que estamos com o índice de infestação de alto risco, ou seja, a situação é preocupante, pois foram encontradas larvas em diversos locais” e acrescentou “nos últimos dias tivemos bastante chuva em nossa região e agora a temperatura também começa a subir mais, o que favorece a proliferação do Aedes Aegypti, por isso, pedimos a população que colabore e nos ajude no combate à dengue. Sugerimos que tire alguns minutos, pelo menos uma vez por semana, e verifique em seus terrenos, em suas residências se há algum tipo de material que possa acumular água como plásticos, garrafas, latas, vasos de plantas, entulhos, enfim. Também faça a limpeza de calhas, cisternas, caixas de água, pois só com a ajuda de todos poderemos vencer esta luta contra o mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya” destacou.
Bandeira lembrou também do dia de Finados. “Na próxima terça-feira, dia 02 de novembro, será dia de Finados. Pedimos às pessoas que ao irem aos cemitérios evitem levar vasos que possam acumular água, utilizem areia por exemplo, e façam a limpeza dos túmulos e jazigos para que estes locais também não se tornem criadouros de mosquitos ” finalizou.
Em caso de dúvidas ou para mais informações entre em contato pelo telefone 3538-2422.
Foto/Legenda: O Coordenador de Combate a Endemias de Salto do Lontra, Everton Bandeira.
FONTE | FOTO: Assessoria/Prefeitura Municipal de Salto do Lontra