Jornal de Beltrão - Uma reunião do comando da Acamsop-13 (Associação das Câmaras Municipais do Sudoeste do Paraná), na manhã de sexta-feira, 12, anunciou a renúncia da direção da entidade.
Foi o presidente, vereador de Salto do Lontra Ladair Casanova Sócrates (DEM), quem deu a notícia. Ele disse que o motivo é político, explicando que uma nova comissão - que foi escolhida para um mandato-tampão até o fim da gestão, dezembro deste ano - terá melhor "lisura" para defender a Associação sobre os questionamentos do Ministério Público, que alega irregularidade nos repasses das câmaras municipais à entidade.
A questão central é o entendimento do Ministério Público da região de que dinheiro público não deve ir para entidade privada - no caso, a Acamsop-13. O MP quer que sejam devolvidos os valores desde 2009.
A defesa da Associação será amparada na realidade estadual, pois o Tribunal de Contas do Estado sempre aprovou as contas da Acamsop-13 - que existe há 27 anos. "A Acamsop-13 é uma entidade das câmaras de vereadores, não dos vereadores", observa o advogado João Marchiori, explicando que há diferença jurídica em ser "das câmaras".
Ele lembra ainda que no plano estadual nunca houve problema. Há cerca de quatro anos, a União dos Vereadores do Paraná (Uvepar) resolveu mudar o próprio nome para evitar problemas. Passou a ser Acampar (Associação das Câmaras Municipais do Paraná)
Sócrates disse que a comissão terá mais legitimidade para reivindicar apoio político, por isso a decisão da renúncia.
"Eu apoio um candidato de fora da região, daí os deputados da região não gostam de mim, eles fecham as portas para a nossa reivindicação; a comissão terá mais liberdade de atuar", analisou.
Entre os membros da comissão, além de Marchiori, o ex-vereador de Renascença e ex-presidente da entidade Charles Werner, o presidente da Câmara de Eneas Marques, Luci Menin (PMDB), o presidente da Câmara de Beltrão, Paulo Grohs (PSDB), presidente da Câmara de Pranchita, Eloir Lange (PR), e o vereador de São Jorge D´Oeste Edson Ribeiro Padreco (PSD), também ex-presidente, entre outros membros.
Haverá uma reunião na terça-feira, 16, a fim de elaborar uma estratégia de atuação. Muitas câmaras da microrregião já pararam de repassar suas mensalidades.A Acamsop-14, da microrregião de Pato Branco, está fechada.

Foto: Em pé, o advogado João Marchiori fala durante a reunião da Acamsop-13.