Assessoria - Os goleiros trabalham na posição mais ingrata entre os jogadores de futebol. Em alguns jogos, eles são tratados como vilões e, em outros, ostentam o título de heróis. Foi o caso de João Paulo Neuer Pizatto. O goleiro da Escola Estadual Cristo Redentor, de Nova Prata do Iguaçu, defendeu dois pênaltis na disputa do título masculino B nos Jogos Escolares Bom de Bola em Salto do Lontra. A competição reuniu atletas de 10 escolas que representaram os sete municípios ligados ao Núcleo Regional de Educação de Dois Vizinhos.
A decisão foi contra os donos da casa da Escola Estadual Jorge de Lima que tinham, ao seu favor, um bom público que acompanhou a partida e o conhecimento do campo de jogo no Estádio Municipal Sebastião Maria. O jogo foi bastante disputado, com chances para os dois lados, com as duas equipes buscando o ataque desde o início. Com o passar dos minutos, os representantes de Nova Prata do Iguaçu conseguiram ter o domínio da partida, mas isso não resulto em gols.
Com o zero a zero no placar, a decisão foi para os pênaltis. A primeira cobrança foi de Salto do Lontra e foi aí que apareceu João Paulo Neuer Pizatto, goleiro de Nova Esperança, que fez a defesa. Na quarta cobrança, quando as disputas estavam 3x1, João conseguiu mais uma defesa e deu o título para os seu colégio. A palavra chave foi a confiança. Acho que tudo acontece na hora certa. Eu já tinha conseguido um título dos Escolares, mas era reserva. Agora, consegui defendendo dois pênaltis, comemorou o atleta. A inspiração dele foi o goleiro Neuer, campeão mundial com a Alemanha. Antes da partida meu irmão falou que eu ia jogar igual o Neuer e eu me inspirei nele, comentou. Foi a primeira vez que ele defendeu pênaltis. O segredo é a confiança, aconselha. Agora, os campeões se preparam para disputar a fase Macrorregional em Cantagalo entre os dias 30 de outubro e 2 de novembro.
Na decisão do terceiro lugar, o time do Colégio Estadual Pe. José de Anchieta (São Jorge DOeste) e o Colégio Estadual Arnaldo Busato (Cruzeiro do Iguaçu) também terminaram o jogo empatado em 0x0. Nos pênaltis, os sanjorgenses venceram por 4x2 e ficaram com o terceiro lugar na competição.
A fase regional do 61º Jogos Escolares do Paraná Bom de Bola é uma realização do Núcleo Regional de Educação de Dois Vizinhos em conjunto com a Prefeitura de Salto do Lontra. A competição conta com o patrocínio da Parati, empresa catarinense fabricante de massas e biscoitos, que há alguns anos é parceira deste evento.
Jogos
Colégio Estadual Pe. José de Anchieta (São Jorge DOeste) x Colégio Estadual Dr. Arnaldo Busato (Cruzeiro do Iguaçu) MB Terceiro Lugar
Escola Estadual Jorge de Lima (Salto do Lontra) 0(1)x0(4) Escola Estadual Cristo Redentor (Nova Prata do Iguaçu) MB Decisão do Título
Artilheiros MB
Matheus da Silva Lorenzete (E. E. Jorge de Lima) 2 gols
João Victor Dias de Castro (C. E. Boa Esperança do Iguaçu), Lucas de Oliveira e Luan Felipe Dias (E. E. Jorge de Lima), Vinicius Bruno Castelli (E. E. Jorge de Lima), André Luiz da Costa, Alexandre Trizotto e Luiz Eduardo Boava (E. E. Cristo Redentor), Hermes Filipe dos Santos (C. E. Arnaldo Busato) 1 gol.