Assessoria - Os goleiros trabalham na posição mais ingrata entre os jogadores de futebol. Em alguns jogos, eles são tratados como vilões e, em outros, ostentam o título de heróis. Foi o caso de João Paulo ‘Neuer’ Pizatto. O goleiro da Escola Estadual Cristo Redentor, de Nova Prata do Iguaçu, defendeu dois pênaltis na disputa do título masculino B nos Jogos Escolares Bom de Bola em Salto do Lontra. A competição reuniu atletas de 10 escolas que representaram os sete municípios ligados ao Núcleo Regional de Educação de Dois Vizinhos.
A decisão foi contra os donos da casa da Escola Estadual Jorge de Lima que tinham, ao seu favor, um bom público que acompanhou a partida e o conhecimento do campo de jogo no Estádio Municipal Sebastião Maria. O jogo foi bastante disputado, com chances para os dois lados, com as duas equipes buscando o ataque desde o início. Com o passar dos minutos, os representantes de Nova Prata do Iguaçu conseguiram ter o domínio da partida, mas isso não resulto em gols.
Com o zero a zero no placar, a decisão foi para os pênaltis. A primeira cobrança foi de Salto do Lontra e foi aí que apareceu João Paulo ‘Neuer’ Pizatto, goleiro de Nova Esperança, que fez a defesa. Na quarta cobrança, quando as disputas estavam 3x1, João conseguiu mais uma defesa e deu o título para os seu colégio. “A palavra chave foi a confiança. Acho que tudo acontece na hora certa. Eu já tinha conseguido um título dos Escolares, mas era reserva. Agora, consegui defendendo dois pênaltis”, comemorou o atleta. A inspiração dele foi o goleiro Neuer, campeão mundial com a Alemanha. “Antes da partida meu irmão falou que eu ia jogar igual o Neuer e eu me inspirei nele”, comentou. Foi a primeira vez que ele defendeu pênaltis. “O segredo é a confiança”, aconselha. Agora, os campeões se preparam para disputar a fase Macrorregional em Cantagalo entre os dias 30 de outubro e 2 de novembro.
Na decisão do terceiro lugar, o time do Colégio Estadual Pe. José de Anchieta (São Jorge D’Oeste) e o Colégio Estadual Arnaldo Busato (Cruzeiro do Iguaçu) também terminaram o jogo empatado em 0x0. Nos pênaltis, os sanjorgenses venceram por 4x2 e ficaram com o terceiro lugar na competição.
A fase regional do 61º Jogos Escolares do Paraná – Bom de Bola é uma realização do Núcleo Regional de Educação de Dois Vizinhos em conjunto com a Prefeitura de Salto do Lontra. A competição conta com o patrocínio da Parati, empresa catarinense fabricante de massas e biscoitos, que há alguns anos é parceira deste evento.
Jogos
Colégio Estadual Pe. José de Anchieta (São Jorge D’Oeste) x Colégio Estadual Dr. Arnaldo Busato (Cruzeiro do Iguaçu) – MB – Terceiro Lugar
Escola Estadual Jorge de Lima (Salto do Lontra) 0(1)x0(4) Escola Estadual Cristo Redentor (Nova Prata do Iguaçu) – MB – Decisão do Título
Artilheiros MB
Matheus da Silva Lorenzete (E. E. Jorge de Lima) – 2 gols
João Victor Dias de Castro (C. E. Boa Esperança do Iguaçu), Lucas de Oliveira e Luan Felipe Dias (E. E. Jorge de Lima), Vinicius Bruno Castelli (E. E. Jorge de Lima), André Luiz da Costa, Alexandre Trizotto e Luiz Eduardo Boava (E. E. Cristo Redentor), Hermes Filipe dos Santos (C. E. Arnaldo Busato) – 1 gol.