Na manhã de quinta-feira, 11, aconteceu entrega de Certificados de Dispensa de Incorporação (CDIs) em Salto do Lontra. Ao todo 72 jovens nascidos no ano de 1996 foram dispensados da prestação do serviço militar inicial.
A solenidade contou com a presença do Prefeito Maurício Baú, Primeiro Tenente da 33ª Delegacia de Serviço Militar de Francisco Beltrão, João Antônio Figueira, representando a Câmara Municipal vereador em exercício Valtair Berkembroch (Maninho), Comandante do 3º Pelotão da Polícia Militar, Sargento Andre Perez, Secretário Municipal de Governo, Valdecir Baldessar, Diretor do Departamento de Compras da Prefeitura, Afonso Zakaluka, Professora do Colégio Estadual Irmã Maria Margarida, Eliane Martins, Secretária Municipal de Educação, Geovana Téchio Lopes Belica, e representando a Igreja Católica, Irmã Domênica.
O ato contou com procedimentos simbólicos, como hino nacional, e continência. Após receberem o Certificado de Dispensa de Incorporação os jovens deram adeus a possibilidade de servir ao exército, marinha ou aeronáutica.
Nova chance só se passar em algum dos poucos concursos públicos que o governo federal promove para ingresso dos jovens. Esses precisam atender ainda a requisitos. A contenção de despesas e o período de paz são os principais motivos que inibem novas adesões ao serviço militar. Contudo, os jovens precisam da CDI, mas isso não os livra de serem convocados em caso de emergência, como uma guerra ou conflito, todos esses jovens poderão ser chamados.