Assessoria - Vinte e nove é o número de cursos programados e em desenvolvimento pelo SENAI no município de Ampére neste ano. O valor foi divulgado nesta segunda-feira, 8, pela gerente do SESI/SENAI/IEL de Francisco Beltrão, Marta Tesser, em visita ao prefeito Hélio Alves. O objetivo do encontro foi apresentar à Administração Municipal o resultado dos trabalhos desenvolvidos em parceria com a Prefeitura.
No total, são 29 cursos técnicos oferecidos pelo SENAI no município apenas neste ano. As atividades abrangem as áreas de confecção, têxtil e vestuário, moveleira, mecânica, construção e administração. A Prefeitura é responsável pelo encaminhamento dos participantes através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), por meio da contratação de jovens aprendizes após a formação no curso de Aprendizagem e através do pagamento dos aluguéis das instalações das unidades.
Além das informações dos cursos técnicos, também apresentados os novos coordenadores de educação do SESI e SENAI: Felipe José Schimidt e Osnildo Gallo, respectivamente. “Recebemos os novos diretores do SESI e do SENAI e nos colocamos à disposição para a continuidade desse importante trabalho que vem sendo realizado por essas instituições em nosso município”, aspas.
Outro assunto de destaque na reunião foi a implantação do Ensino de Jovens e Adultos (EJA) por meio do SESI em parceria com as indústrias. “Já temos parceria com as empresas Notável e Krindges. No total, são mais de 100 funcionários das indústrias que voltaram a estudar e estão conosco para a conclusão de seus estudos até o ano de 2016”, explica Marta.
NOVA SEDE PARA O SESI/SENAI
Em julho de 2013, em visita ao município de Ampére, o presidente da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), Edson Campagnolo anunciou a construção de uma sede própria para a unidade do SESI e SENAI no município. O investimento será de cerca de R$ 4,5 milhões com área construída de 1500m². Atualmente, o projeto encontra-se em andamento. Nos próximos dias, será realizada a licitação para a execução da obra que deve ser finalizada no prazo máximo de dois anos e seis meses. A nova unidade do SESI/SENAI será construída no bairro Rondinha, ao lado da Escola Municipal José Arnoldo Dresch.

Na foto (da esquerda para a direita): Osnildo Gallo, coordenador e diretor do Senai, o prefeito Helio Alves, a do SESI/SENAI/IEL de Francisco Beltrão, Marta Tesser, e o coordenador de educação e diretor do Colégio Sesi, Felipe José Schimidt.