A atleta Thays Barbieri ficou em 3º lugar na categoria cadete faixa preta (até 44kg) na competição realizada entre os dias 29 a 31 de agosto em Vitória (ES).
Assessoria - Mais uma vez o município de Ampére se destaca no cenário esportivo. Desta vez, o mérito foi da atleta Thays Barbieri, 13, que garantiu medalha de bronze no Campeonato Brasileiro de Taekwondo, competição realizada entre os 29 a 31 de agosto em Vitória (ES).
Apenas neste ano, a jovem atleta, que compete na categoria cadete seletiva faixa preta (até 44 kg), já acumula três grandes títulos: Ouro, no Campeonato Paranaense de Taekwondo; ouro (Poomsae) e bronze (cadete seletiva), na Copa Paraná de Taekwondo e, agora, medalha de bronze no Campeonato Brasileiro de Taekwondo.
De acordo com a atleta, além da medalha, a competição proporcionou boas trocas de experiências. “Tive a oportunidade de lutar com atletas de outros estados, assistir às lutas e tudo isso me proporcionou um ganho de conhecimento que poderei aplicar nas próximas disputas e, quem sabe, conquistar uma medalha de ouro”, explica Thays.
Os treinos da adolescente foram intensificados para a participação na competição. “Treinamos com atletas de alto nível de outras cidades do Paraná sempre com o apoio dos mestres da seleção paranaense e da seleção brasileira”, destaca o professor Flávio dos Santos.
Como atleta da seleção paranaense, o objetivo é continuar participando das competições. “Quero continuar participando dos campeonatos para adquirir mais experiência e para conquistar melhores colocações”, diz Thays.
APOIO DA FAMÍLIA
A paixão de Thays pelo taekwondo surgiu por meio do incentivo de seu pai, o professor e vereador Irio Barbieri. “Uma das propostas da minha campanha era o incentivo ao esporte. Conheci a filosofia do taekwondo, gostei muito e fiz questão que as minhas filhas participassem”, destaca. Eduarda Barbieri, outra filha do vereador, também é adepta do esporte e conquistou medalha na primeira competição que participou.
Segundo a Federação Brasileira de Taekwondo, o propósito do esporte é lutar para desencorajar a opressão do mais forte sobre o mais fraco, com um poder que deve estar baseado na humanidade, justiça, moralidade, sabedoria e fé, assim ajudando a construir um mundo melhor e mais pacífico.
De acordo com o pai da atleta, o esporte vai muito além da luta no tatame. “É uma atividade que desenvolve habilidades como equilíbrio e pontualidade. Para a prova de troca de faixa também é realizado um questionário com os pais a respeito de como está o desenvolvimento do atleta em casa e na escola”, detalha o vereador.
Em Ampére, o esporte é o oferecido gratuitamente através da Prefeitura Municipal. Atualmente, o projeto é promovido com cerca de 100 alunos de sete a 14 anos do Projovem e AABAM, mas ainda há vagas disponíveis. “É uma atividade gratuita disponibilizada pela Prefeitura que contribui em muitos aspectos para o crescimento pessoal. Sou um incentivador do esporte e me esforço para que cada vez mais ele seja popularizado e mude a vida de muitos jovens aqui no nosso município”, afirma Irio Barbieri.