Vinte moradores de Salto do Lontra fizeram quarta-feira, 25, cirurgia de catarata através do mutirão que aconteceu no Centro Regional de Especialidades (CRE) de Francisco Beltrão. Pacientes de toda a região foram atendidos durante uma semana – de 18 a 25 de novembro.

A Secretária Municipal de Saúde, Elaine Gonçalves disse este mutirão foi realizado através de parcerias. “Teve aporte financeiro oriundo do Ministério da Saúde destinado a campanha de cirurgias eletivas 2020, sendo organizado pelo CRE em parceria com os Municípios da 8ª Regional de Saúde. Cada Município fez o levantamento da demanda de pacientes, além de custear as consultas e exames pré-operatórios” e acrescentou “nosso município encaminhou 20 pacientes que aguardavam pelo procedimento e assim zeramos a fila de espera” disse.

O Prefeito Maurício Baú também destacou a importância desta iniciativa. “Parabéns a todos que se envolveram na realização de mais este mutirão de catarata. Como é bom e gratificante ver a alegria das pessoas que foram atendidas em ter a condição de enxergar melhor” comentou.

A catarata é uma doença grave que pode comprometer a visão. Se não for tratada adequadamente, leva à cegueira. A enfermidade geralmente atinge pessoas com idade acima de 50 anos, mas em algumas situações afeta também os jovens.

Fonte: FONTE: Assessoria