A Secretaria Municipal de Educação de Salto do Lontra definiu as datas de rematrículas e matrículas novas para o ano letivo de 2021.
As rematrículas serão entre os dias 23 e 30 de novembro para alunos que já frequentam os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), também de Pré ao 5º ano, e Educação de Jovens e Adultos (EJA) fase inicial.
Os documentos necessários são:
- Declaração de vacinação emitida pelo posto de saúde;
- Fatura atualizada da conta de energia elétrica (últimos dois meses);
- Número de telefone para contato;
- E-mail do pai, mãe e/ou responsável legal;
As matrículas novas acontecerão de 01 a 07 de dezembro. Neste período também serão recebidas transferências ou troca de turno, para alunos de educação infantil ao 5º Ano, e EJA fase inicial.
Os documentos necessários são:
- Cópia da certidão de nascimento;
- Cópia do RG e CPF (se tiver);
- Comprovante de residência, prioritariamente a fatura de energia elétrica (original e fotocópia - últimos dois meses);
- CPF e RG dos pais e/ou responsável legal;
- Número de telefone para contato;
- E-mail do pai, mãe e/ou responsável legal;
- Cópia do Cartão do SUS;
- Declaração de vacinação emitida pela secretaria de saúde. (Os pais ou responsáveis que não tiverem a declaração, terão prazo de 30 dias para a regularização, após esse período a escola deverá acionar o Conselho Tutelar para que este tome as providências cabíveis se necessário);
Em caso de matrícula com transferência, o aluno deverá apresentar a transferência ou declaração, onde deve constar o código do aluno. Aos pais e/ou responsáveis que não apresentarem os documentos exigidos, não deverá ser efetuada a matrícula.
As idades para ingresso dos alunos são:
Infantil 4 alunos que completarem 04 anos de idade até 31/03/2021;
Infantil 5 alunos que completarem 5 anos de idade até 31/03/2021;
1º ano alunos que completarem 06 anos de idade até 31/03/2021;
A Secretária Municipal de Educação, Geovana Techio Lopes Belica disse que os pais ou responsáveis deverão efetuar a matrícula de seus filhos preferencialmente na Escola ou CMEI mais próximo de sua residência. É indispensável a documentação completa para a efetivação da matrícula ou rematrícula. As instituições escolares deverão orientar os pais ou responsáveis a efetuarem a matrícula online dos alunos do 5º para o 6º ano do Ensino Fundamental e acrescentou as rematrículas e matrículas serão de forma presencial, sendo adotadas todas as medidas de prevenção ao novo coronavírus, por isso, pedimos aos pais e/ou responsáveis que estejam de máscara e mantenham o distanciamento. As escolas irão informar os pais através dos grupos de WhatsApp quanto aos horários de cada turma para evitar aglomerações comentou.
Geovana lembrou que ainda não há uma definição quanto ao início do próximo ano letivo. Para o início do ano letivo de 2021 ainda não temos definido oficialmente como acontecerão as aulas, se serão remotas, hibridas ou presenciais, pois dependerá de como estará se comportando os números de contágio do novo coronavírus e ainda dependemos de liberações através de Decretos e Deliberações da Secretaria Estadual e Municipal de Saúde, e Conselho Nacional e Estadual da Educação e acrescentou gostaríamos que cada instituição colaborasse na divulgação e buscasse matricular todos os alunos em idade escolar, para garantirmos que todas as criança tenham acesso a escola finalizou.
A segunda chamada para matrículas acontecerá a partir da reabertura das Secretarias das Escolas no início de fevereiro do ano de 2021. Os pais ou responsáveis poderão procurar a unidade escolar mais próxima para efetuar a matrícula.
Mais informações na Secretaria Municipal de Educação ou pelo telefone (46) 3538-1755.
Fonte: FONTE: Assessoria