Assessoria - Ampére estará presente no Campeonato Brasileiro de Taekowndo que acontece nos dias 30 e 31 de agosto em Vitória (ES). O município será representado pela atleta Thays Barbieri que foi convocada pela seleção paranaense de taekwondo. Em terras capixabas, a amperense de apenas 13 anos competirá na categoria cadete seletiva faixa preta (até 44 kg).
Para fazer bonito, os treinos da atleta foram intensificados. “Estamos realizando um treino mais específico em parceria com o mestre Gilberto Morando para garantir uma vaga permanente na seleção paranaense e, posteriormente, pensar em fazer parte da seleção brasileira”, explica o professor Flávio dos Santos. Atualmente, Thays Barbieri é atleta reserva da seleção paranaense.
Apesar de conhecer a grandeza da competição, a atleta está otimista. “Sei que não vai ser fácil, mas estou treinando mais e vou me dedicar muito para trazer uma medalha”, diz. Thays treina há pouco mais de um ano duas vezes por semana. Neste período, já foram 12 medalhas. Recentemente, a menina garantiu duas medalhas, de ouro e bronze, na Copa Paraná de Taekwondo, que aconteceu nos dias 16 e 17 de agosto em Saudade do Iguaçu.
Segundo ela, para quem deseja praticar o esporte o segredo é não desistir. “Haverá momentos em que você vai desanimar e sentir vontade de desistir, mas continue, pois no final o resultado será extremamente positivo”, aconselha. A irmã Eduarda Barbieri já está seguindo seus passos. Conquistou medalha de ouro no primeiro campeonato que participou. Thays e Eduarda Barbieri são filhas do vereador do município de Ampére, Irio Barbieri.