A Secretaria de Saúde de Salto do Lontra fez algumas mudanças e
adequações relacionadas ao atendimento à população devido a pandemia do novo coronavírus. A
Secretária Elaine Gonçalves explicou estas alterações. Devido a pandemia da COVID 19, uma situação
diferente que se apresenta em nosso sistema de saúde pública, algumas mudanças, adequações de fluxo
nos atendimentos foram necessárias, porém temos a preocupação quanto a outros agravos e doenças que
necessitam de atenção das equipes de Estratégia de Saúde da Família e considerando a atual condição
epidemiológica do município juntamente com nossa equipe de Atenção Primária de Saúde respeitando as
medidas de prevenção e controle recomendadas de acordo com os protocolos do Ministério da Saúde,
Secretaria de Estado da Saúde e Regional de Saúde, estamos adequando o fluxo de atendimento nas
Unidades Básicas de Saúde retornando de forma gradativa. Os atendimentos estão sendo agendados com
horários espaçados nas agendas de forma a evitar aglomeração nas unidades. Pedimos a colaboração da
população respeitando os horários agendados para que seja possível mantermos o distanciamento entre
as pessoas no ambiente das unidades. A presença de acompanhantes está restrita, somente um
acompanhante por paciente. Em casos que tenha essa necessidade (crianças, idosos, pessoas com
dificuldade de locomoção) as pessoas que vierem até as Unidades Básicas devem usar máscaras. Na
porta de entrada de cada unidade contamos com um profissional de saúde fazendo o acolhimento e
orientação aos pacientes disse.
Elaine lembra também que nesta semana foi retomado o
atendimento na Unidade de Saúde do Bairro Itaipu. Seguindo esta organização, retornamos na
segunda-feira, 01, os atendimentos com a equipe de saúde na unidade do Bairro Itaipu, seguindo todos
os cuidados/medidas de prevenção, agendamento de consultas médicas, exames preventivos, realização
de visitas domiciliares, curativos, medicações sob indicação médica, atendimentos odontológicos de
urgência. O agendamento e informações também podem ser feitos através do telefone (46)
3538-2138.
Elaine explica como está sendo o atendimento na Unidade Central, no Bairro
Colina Verde. Na unidade do Bairro Colina Verde estão mantidos os atendimentos aos pacientes que
não apresentem sintomas respiratórios/gripais, sendo consultas médicas, pediatra, cardiologista,
farmácia, sala de vacinas, pré-natal, exames ECG, agendamento de exames preventivos, atendimentos
odontológicos de urgência.
Elaine informa também sobre os atendimentos de fisioterapia.
Os atendimentos de fisioterapia estão retornando de forma gradativa, priorizando os pacientes
pós-operatórios, e os demais seguindo a ordem da fila de espera. Estão sendo feitos agendamentos em
horários espaçados e os pacientes avisados via contato telefônico a data e horário do
atendimento.
Elaine orienta ainda os pacientes que apresentarem algum tipo de sintoma
respiratório. Os atendimentos para os pacientes que apresentam sintomas respiratórios/gripais
permanecem sendo realizados no Pronto Atendimento, em ambiente separado dos demais. Em caso de
apresentar algum tipo de sintoma respiratório procure o pronto atendimento municipal ou ligue nos
telefones 9-9125-6151, 3538-1003 ou 9-9134-7985.
Elaine reforça também as orientações
quanto aos cuidados de prevenção ao novo coronavírus. Aproveitamos a oportunidade para reforçar a
toda população que continuem seguindo as orientações de prevenção a COVID 19, mantendo os cuidados
simples na nossa rotina como lavar as mãos com maior frequência usando água e sabão ou álcool gel
70% e usar máscaras sempre que necessário sair de casa. Cada um deve fazer a sua parte para evitar a
propagação do vírus no município. Contamos com a colaboração de todos. A Secretaria Municipal de
Saúde com toda nossa equipe de profissionais está a disposição de toda população para prestar
informações necessárias e priorizando sempre um atendimento e qualidade aos munícipes
finalizou.
Fonte: FONTE: Assessoria