Começa nesta quinta-feira, 16, a segunda etapa da campanha nacional de vacinação contra a gripe. Fazem parte do público alvo os doentes crônicos, profissionais das forças de segurança e salvamento, caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e trabalhadores portuários, pessoas com condições clínicas especiais, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, e população privada de liberdade.

A terceira e última fase, que começa no dia 09 de maio, dará prioridade aos professores de escolas públicas e privadas, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), povos indígenas, adultos de 55 a 59 anos, e pessoas com deficiência.

O dia “D” de mobilização nacional para a vacinação acontece em 09 de maio.

A campanha começou no dia 23 de março. Na primeira etapa os públicos prioritários foram os idosos e trabalhadores da saúde.

A enfermeira da Secretaria de Saúde de Salto do Lontra, Daiane Techio, coordenadora de epidemiologia disse que na primeira etapa foram aplicadas mais de 1.800 vacinas. “Recebemos 1.880 doses de vacina da 8ª Regional de Saúde, das quais aplicamos 1.656 em idosos e 172 em trabalhadores da saúde. Com isso, já alcançamos 100% da meta para estes públicos alvos”.

Daiane lembrou que a campanha continua, agora com a segunda etapa. “Estamos iniciando agora mais uma fase da campanha e pedimos às pessoas que fazem parte do público alvo que venham tomar a vacina. É também a oportunidade de estar conferindo, e se necessário, estar atualizando a carteira de vacinação” e acrescentou “a vacina está sendo aplicada na Unidade de Saúde do bairro Colina Verde. O atendimento é das 07h30 às 11h30 e das 13h00 às 17h00” finalizou.

A campanha de vacinação contra a gripe segue até o dia 22 de maio.

A vacina contra influenza não tem eficácia contra o coronavírus. No entanto, em virtude da pandemia de Covid-19, poderá auxiliar profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico para o coronavírus, já que os sintomas são parecidos.



Legenda: Na foto a enfermeira da Secretaria de Saúde de Salto do Lontra, Daiane Techio, coordenadora de epidemiologia.

Fonte: FONTE: Assessoria