Começou na última segunda-feira, 23, a campanha nacional de vacinação contra a gripe. Nesta primeira etapa os públicos prioritários são idosos e trabalhadores da saúde.
Na semana que passou foram aplicadas mais de 1.200 doses em Salto do Lontra.
A 8ª Regional de Saúde enviou mais 490 vacinas ao Município, as quais estão sendo aplicadas desde o início da manhã desta segunda-feira, 30, na Praça Central. A enfermeira Daiane Techio, coordenadora da equipe de epidemiologia da Secretaria de Saúde confirma a informação. Estamos fazendo a vacinação nos idosos na praça para evitar aglomeração nas unidades de saúde. Desde a semana passada já aplicamos uma grande quantidade de vacinas e pedimos aos idosos que venham se imunizar. Quem chegar de carro não precisa desembarcar, nossos profissionais de saúde irão até o veículo para aplicar a vacina e acrescentou os idosos acamados ou com dificuldade de ir até a praça central podem entrar em contato com a Secretaria Municipal de Saúde que iremos até suas residências para vaciná-los. Os telefones são 3538-1120 ou 3538-1523.
A etapa seguinte de vacinação contra a gripe terá início no dia 16 de abril, com o objetivo de vacinar doentes crônicos, professores e profissionais das forças de segurança.
A última fase, que começa no dia 09 de maio, dará prioridade a crianças de 6 meses a menores de 6 anos, pessoas com 55 a 59 anos, gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), pessoas com deficiência, povos indígenas, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.
O dia D de mobilização nacional para a vacinação acontece em 09 de maio.
A vacina contra influenza não tem eficácia contra o coronavírus. No entanto, em virtude da pandemia de Covid-19, poderá auxiliar profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico para o coronavírus, já que os sintomas são parecidos.