Assessoria - Na quinta-feira, 27, contando com o apoio das principais autoridades e liderança de Santo Antônio do Sudoeste o Comando da 3ª Companhia do 21º Batalhão de Polícia Militar preparou um evento surpresa para homenagear o 2º Sargento Vanderlei Antônio Raffaelly, que completará agora em março, 35 anos de serviço ativo e compulsoriamente será transferido para a reserva remunerada.
Para que o militar estadual não desconfiasse, o Comandante da 3ª Companhia, 1º Tenente Jonas Alexandre Sanches Correa Cintra convidou-o para uma “reunião na Câmara de Vereadores para tratar de assuntos relacionados à segurança pública”, porém, chegando lá, Sargento Raffaelly foi recepcionado pelas autoridades, familiares e amigos com sua música preferida (Faca Prateada de Gildo de Freitas) dando início à solenidade para sua homenagem.
O que era para ser uma singela homenagem se tornou um grande evento repleto de emoção. Com a casa cheia, o público prestigiou o Hino Nacional Brasileiro ao som de acordeão, interpretado pelo músico Edson Bruch da Silva (o Xiru Pampeano). Em seguida, o cerimonial realizou a projeção de um histórico de vida do homenageado e a leitura do elogio individual do Comandante do 21º BPM, Major Edson Roberto Cechinel da Silva. Nos pronunciamentos os principais envolvidos puderam fazer o seu tributo e presentar Raffaelly com mimos que simbolizam sua trajetória e aposentadoria, dentre eles uma vara de pesca, e claro, uma faca prateada.
“O militar sempre será militar e Vanderlei Antônio Raffaelly sempre será o Sargento Raffaelly [...] com o qual a tropa acostumou-se a se espelhar [...] se tornando um dos pilares que enaltecem o nome da Corporação perante a sociedade santoantoniense”. Elogiou Major Edson durante seu discurso.
A cerimônia coordenada pela Comunicação Social do 21º BPM e pelo administrativo da 3ª Companhia contou com a presença e poio, além das autoridades militares, do prefeito Zelírio Peron Ferrari; do presidente da Câmara de Vereadores, Fabrício Antônio Ortega e demais membros do legislativo; do Juiz de Direito da Comarca, Dr. Luiz Fernando Montini; do Vice-prefeito, Marcio Edgar Galvani; do delegado de polícia civil, Emerson Ferreira de Souza; do presidente e do vice do Rotary, respectivamente Felipe Blick e Cleiton Igor Moro, do presidente da ACESAS (Associação Comercial), Arilson Favero, da senhora Adriana Raffaelly, esposa do Sargento Raffaelly, além de familiares, amigos e colegas da PMPR.

Foto: PM-PR