Assessoria - O projeto Maletas Viajantes, desenvolvido na Escola Municipal Professora Tereza Onofre de Nova Prata do Iguaçu, tem despertado o interesse dos alunos pela leitura. A iniciativa partiu da Coordenadora Pedagógica, Rosângela Rover, com a colaboração do Diretor da Escola, Albari de Almeida. A Secretaria Municipal da Educação apoia o projeto.
Com o objetivo de incentivar e divulgar o gosto, o hábito e o prazer pela leitura, às maletas viajam pelas salas de aula. Seis maletas foram confeccionadas e vários gêneros textuais fazem parte do projeto. Duas maletas recebem vinte e nove gibis cada uma, destacando o gênero histórias em quadrinhos. Nas demais maletas, diversos autores e diferentes gêneros são contemplados com quarenta livros cada. Uma delas é específica para o primeiro ciclo de alfabetização.
A coordenadora diz que percebeu a necessidade de incentivar a leitura, não se limitando a troca de livros na biblioteca da escola, durante o tempo que vem exercendo o trabalho pedagógico e administrativo na escola. As maletas viajantes inovaram a prática da leitura no estabelecimento de ensino. Agora, o trabalho de exploração da leitura fica a cargo de cada professor e seus alunos, sem a necessidade de deslocamento à biblioteca, destaca a coordenadora.
A frase do autor, Darlan Gomes, inspirou Rosângela para o projeto.
Meu Sonho é que a leitura seja com um vírus: contagioso.