A Defesa Civil – Bombeiro Comunitário de Salto do Lontra atendeu mais duas ocorrências de incêndios ambientais ontem, 11. Um na cidade e outro no interior do município.

O Agente Campos explica como foi:



A alta incidência de incêndios ambientais na região está preocupando as autoridades. Na última segunda-feira, 09, por exemplo, o clima seco, temperaturas elevadas e fortes ventos contribuíram para um grande número de incêndios ambientais. Na área de atuação do 10º Grupamento de Bombeiros de Francisco Beltrão foram atendidas 28 ocorrências - mais que o dobro da média diária.

Nos municípios atendidos por Francisco Beltrão foram 15 incêndios ambientais. Em Dois Vizinhos, sete, e em Capanema, seis. Se considerar o mês de setembro, são 65 incêndios na região: em Francisco Beltrão (38), Dois Vizinhos (13) e Capanema (14).

Em Salto do Lontra, Nova Prata do Iguaçu e Nova Esperança do Sudoeste, de acordo com a Defesa Civil - Bombeiro Comunitário, somente neste mês de setembro já foram atendidas 09 ocorrências de incêndios ambientais entre os três municípios.

O Corpo de Bombeiros orienta a população para não iniciar queimadas. Em casos de incêndios, a corporação também pede que as pessoas não tentem combatê-los sozinhas; é fundamental manter a calma e ligar o quanto antes para o 193.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o período mais crítico durante o dia vai do meio da tarde até as 22h00.

A média de incêndios ambientais atendidos é de 10 por dia até agora aqui no sudoeste, o que gera muita preocupação, pois a área queimada em setembro equivale, na estimativa dos bombeiros, a aproximadamente 281,5 mil km² de vegetação.



Fonte: Da redação com informações do Jornal de Beltrão