Os dados da estação meteorológica do Iapar confirmam a sensação de tempo seco e ar carregado que muitos estão sentindo. Até ontem, 20, o mês registrou apenas 5,4 mm de chuva (foram duas pancadas passageiras, no dia 2 e no último sábado). É bem menos água que em agosto do ano passado, quando choveu 245 milímetros.
A previsão é de que o mês termine desta forma, segundo o Simepar. Nos próximos dias o tempo seco deve se acentuar e para o início de setembro a temperatura máxima deve chegar a 32 graus.
A falta de chuva já começa a afetar a agricultura da região. A principal cultura da época, o trigo, pode ter uma perda de 15%, segundo o núcleo regional da Seab. Na microrregião de Beltrão, 94,5 mil hectares de trigo foram plantados.
Também existe a preocupação de que a estiagem inicial afete animais e moradores do interior com o abastecimento de água. No último final de semana, um caminhão-pipa teve que ser deslocado para atender um produtor beltronense, e casos deste tipo, causados pela seca de poços e minas d’água, devem ser comunicados à Secretaria de Agricultura do município, que trabalha em conjunto com a Defesa Civil local.
Ouça na íntegra a matéria com Cézar, Metereologista do SIMEPAR (Sistema Metereológico do Paraná):