Dezesseis cidades do Sudoeste e mais duas do Oeste irão participar do processo de certificação do programa Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa, do Ministério da Cidadania. A adesão foi oficializada na Amsop (Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná), durante seminário que reuniu representantes dos municípios para palestras de capacitação sobre o programa.


Durante todo o dia, técnicos e gestores das áreas de Assistência Social e Saúde receberam orientações e participaram de debates ligados a ações de melhoria da qualidade de vida da população idosa. O evento foi promovido pelo mandato da deputada federal Leandre Dal Ponte (PV), Secretaria Especial de Desenvolvimento Social do Ministério da Cidadania e pela Secretaria da Justiça, Família e Trabalho do Estado, em parceria com a Amsop.


A certificação contempla a avaliação de oito eixos, como transporte e inclusão social. Conforme os municípios forem implementando ações neste sentido, vão elevando a certificação, que possui cinco diferentes etapas e é reconhecida internacionalmente por seguir critérios da OMS/Opas (Organização Mundial da Saúde e Organização Pan-americana da Saúde).


A implementação da certificação também terá a parceria de entidades como o Rotary e Lions e da UTFPR, que fará a qualificação dos profissionais e irá gerenciar um diagnóstico da população idosa de cada cidade. A pesquisa será o ponto de partida para as políticas públicas.


O presidente da Amsop e prefeito de Saudade do Iguaçu, Mauro Cenci (PV), atentou para a necessidade de os municípios se adequarem às necessidades dos idosos. “Pensar as nossas cidades e fomentar atividades que melhorem essa etapa da vida é um debate que vem ganhando força em nossa região e algo cada vez mais presente entre os gestores”, destacou.


Para a deputada Leandre, o evento é um passo inicial para que o Sudoeste se destaque na atenção ao idoso. “O envelhecimento da população é um fato e precisamos estar preparados para acolher e dar dignidade aos idosos. Com esse trabalho, a região se torna um exemplo de como fazer isso”, disse.

Fonte: FONTE: Jdeb