De tempos em tempos a população é vítima de tentativas de golpes. Estes golpes vão desde o bilhete premiado, clonagem de cartões, falsificação de cheques e até o falso sequestro.
Com a internet, os e-mails, whatsapp, facebook, abriram espaços para a atividade de golpistas e diariamente existem relatos de gente que perde dinheiro em compras e negociações.
É preciso estar atento ao contato de pessoas com promessas de negócio imperdíveis, preços vantajosos, descontos de financiamentos e outras condições que fogem daquilo que é normal. Os golpistas fazem uso dos números de telefone identificados em anúncios, ou utilizam-se de redes sociais como o whatsapp e facebook para atrair as vítimas. O advogado Lucas Sgarbi recomenda a atenção da população para estas tentativas: “A popularização da internet e das redes sociais fez a gente perceber que a exposição aos crimes deste tipo ficou muito. As vezes o golpista seduz o usuário com falsas vantagens e a vítima só percebe que caiu numa armadilha quando já efetuou o pagamento. Isso não tem idade, atinge os mais velhos, os jovens, os adultos porque sempre parece ser um negócio imperdível. Temos sempre que lembrar que nem tudo o que está na internet é verdade. Na dúvida, antes de pagar, depositar, passar dados de cartões é melhor procurar ajuda para evitar um prejuízo. As medidas judiciais nem sempre vão trazer este dinheiro de volta”, disse Lucas.
Outro caso que merece atenção são as falsas propagandas de grandes lojas no facebook. Os preços do anúncio é muito atrativo e o consumidor acaba passando os dados do cartão ou pagando boletos falsos e acaba sem mercadoria e no prejuízo.
Lucas assinalou outra ocorrência comum envolvendo o financiamento de veículos onde os criminosos se passam pelas financiadoras para oferecer vantagens da quitação antecipada contrato. Segundo ele, o golpista usa o whatsapp e e-mails falsos com logotipo das empresas para gerar um boleto que seria para quitar o financiamento mas o dinheiro acaba indo para contas dos criminosos, sem nenhuma relação com os bancos.
Na Delegacia de Salto do Lontra fomos informados que são muitos os registros envolvendo esses crimes a partir da internet, desde os praticados via whatsapp, alguns envolvendo aposentados e outros tantos relacionados as compras online. A recomendação para negociar na internet é a atenção redobrada e cuidado antes de efetuar pagamento ou passar dados pessoais ou de cartões.