O Departamento de Agropecuária, o Conselho de Sanidade de Enéas Marques e a ADAPAR-PARANÁ, estão coordenando neste mês de Maio a campanha de vacinação contra a febre aftosa que teve início no dia 1º de maio e segue até o dia 31.

A vacinação é de responsabilidade de cada produtor, para a imunização dos animais jovens de zero a 24 meses, bovinos e búfalos. Quem não vacinar ou não fizer a comprovação junto as unidades da Adapar, está sujeito a autuação e multa por animal.

Essa deve ser a última campanha de vacinação no Paraná. O objetivo é obter o reconhecimento de Área Livre de Febre Aftosa sem Vacinação, com fiscalização permanente, o que pode atrair investimentos e a abertura em mercados internacionais.

Segundo o prefeito Maikon Parzianello a parceria do poder público, estado, municípios e o produtor é fundamental para a imunização do rebanho. “Em Enéas por mais de 15 anos o município realizou a vacinação assistida do rebanho com a atuação do vacinador comunitário, esse apoio garantia as metas de cada campanha. E hoje o produtor cumprindo a sua responsabilidade estamos chegando possivelmente a última campanha de vacinação contra a febre aftosa, o que será muito positivo para o Estado e vai trazer ganhos para todo o setor produtivo.” Declarou o prefeito.


Fonte: FONTE: Assessoria