Com a finalidade de colaborar na implantação da Base Nacional Comum Curricular
(BNCC), a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Realeza está desenvolvendo um
projeto de extensão que atende 17 coordenadores pedagógicos dos municípios de Santa Izabel do Oeste
e Realeza. A formação busca auxiliar, especificamente, a construção dos currículos municipais na
área de Língua Portuguesa para os anos iniciais do Ensino Fundamental.
O projeto analisa
as concepções teóricas de linguagem presentes na BNCC, permitindo compreender e orientar o trabalho
com a leitura, a produção textual, a análise linguística/semiótica e a oralidade nas aulas de Língua
Portuguesa. A Base é um documento normativo que define competências e habilidades a serem aprendidas
a cada etapa da vida escolar. Estados e municípios têm até o final de 2019 para formularem os
currículos de acordo com as disposições da BNCC.
A coordenadora do projeto, professora
Andréia Cristina de Souza, explica que os documentos oficias que tratam do ensino da Língua
Portuguesa destacam a concepção de linguagem como forma de interação. "Conceber a língua enquanto
dialógica e interacionista implica na compreensão de seu caráter sócio-histórico. Nesse sentido, o
ensino não deve ser desprendido de um contexto real de utilização. A partir dessa compreensão da
BNCC, esperamos contribuir com a sistematização das propostas pedagógicas que orientarão as ações
didático-pedagógicas em sala de aula", explicou.
Sobre a formação, a professora de Santa
Izabel do Oeste, Kelli Damer Pogorzelski, comentou que "todos os conteúdos trabalhados nos encontros
serão aproveitados. A reflexão crítica, a partir desse estudo, busca aprimorar as práticas de
ensino". A professora de Realeza, Elizandra Aparecida Winck Rizzi, também destacou a importância do
projeto: "Embora o município de Realeza adote estratégias de inovação para capacitar os professores,
o projeto também irá auxiliar a sistematizar a construção do novo Projeto Político Pedagógico da
Escola", comentou.
A formação iniciou no mês de abril e será finalizada no mês de junho.
Os encontros são quinzenais, sendo realizados no Laboratório 103 do Campus Realeza. A carga horária
total do projeto é de 25 horas.
Foto/Legendas: Projeto conta com a participação de 17
coordenadores pedagógicos (Ariel Tavares/UFFS)
32: Formação busca auxiliar a construção dos
currículos municipais na área de Língua Portuguesa Ariel Tavares/UFFS.
Fonte: FONTE: Assessoria | FOTO: Ariel Tavares/UFFS)