Os professores Tania Cassol e Jeconias Guimarães, da UTFPR de Francisco Beltrão, apresentaram sexta-feira, 26, ao reitor Luiz Alberto Pilatti, o projeto que visa instalar um museu a céu aberto no campus.

O reitor ouviu a proposta e manifestou interesse no projeto. Em sua página no Facebook, Pilatti escreveu: “Recebi das mãos dos professores Tânia Maria Cassol e Jeconias Guimarães o projeto Espaço Ciência: um museu de ciência na UTFPR. Fiquei encantado com a ideia, é a cara da UTFPR. Vamos fazer”. Alexandre Alfaro, diretor do campus, reforçou que o reitor vai bancar o projeto. Alfaro acredita que a proposta deve demorar um ano para ser implantada.

Depois de implantado o museu a céu aberto, a ideia é abrir a visitação das escolas de ensino fundamental e médio. Serão montadas estruturas interativas como um relógio solar e a tabela periódica – Química.

Pedido de novos cursos
Sexta-feira, o reitor inaugurou um novo bloco no campus de Francisco Beltrão. Na ocasião, ele anunciou que vai autorizar a abertura do curso de Agronomia, que terá como ênfase as novas tecnologias 4.0, a partir de 2020. O pleito é dos professores e funcionários da UTFPR Beltrão.

O prefeito Cleber Fontana (PSDB) e o vice-prefeito Antonio Pedron (PSD), em seus pronunciamentos, pediram ao reitor Luiz Alberto Pilatti para que instale um curso na área de Tecnologia da Informação. Em 2013, a direção do campus realizou uma audiência pública com as entidades civis e públicas beltronenses e definiu a demanda de três novas graduações em engenharia. Os pedidos foram protocolados nas instâncias internas da Universidade Tecnológica, mas não foram abertos, entre eles o de Engenharia de Software.

O pedido de um curso no setor de Tecnologia da Informação é para consolidar o município neste segmento, já que a UTFPR possui o curso de licenciatura em Informática, e a Unisep e Unipar têm seus cursos de Sistemas da Informação.

Foto/Legenda: Professores Jeconias Guimarães e Tania Cassol, reitor Luiz Alberto Pilatti e Alexandre Alfaro, diretor do campus - Luiz Alberto Pilatti/Facebook



Fonte: FONTE: http://jornaldebeltrao.com.br | FOTO: Luiz Alberto Pilatti/Facebook