A girafa mais velha do Brasil está no zoológico de Curitiba e completa 30 anos no dia 1º de maio. Ela tem o dobro da idade do que normalmente vive um animal da mesma espécie na natureza. Apelidada de Pandinha, a girafa foi o primeiro animal desta espécie nascida no Zoológico de Curitiba, em 1989 e é hoje a girafa mais velha do Brasil. Ela também é a única girafa que atualmente está no zoológico.

Segundo o veterinário do zoológico, Manoel Javorouski , o ambiente que a girafa está é um dos motivos para a longevidade dela. “A ausência de predadores, que na natureza, não existe. Outro fator que propicia a longevidade é o fato de que aqui, quando ela fica doente, recebe atendimento, o que também não acontece na natureza”, explica ele.

Para marcar a data, o zoológico preparou uma série de atividades. A aniversariante vai ganhar um bolo de bananas em uma atividade de enriquecimento ambiental – que visa estimular o movimento e comportamentos naturais do animal.

Para as crianças, haverá pintura de girafa nas mãos. “Na quarta-feira a tarde, a partir das 14h, nós vamos fazer um enriquecimento ambiental com ela, que é oferecer um “bolo”, feito apenas de banana, já que o animal não come nada que tenha farinha. Nós vamos montar um bolo todo feito de banana, porque é um alimento que ela gosta, e teremos ainda outras atividades que a equipe ambiental está desenvolvendo. Iremos explicar porque nós temos uma girafa no zoológico, que não é apenas para verem o animal, mas sim, pensar na existência da girafa, pensar nos riscos que o animal está sofrendo na natureza. A ideia da Pandinha, é que ela seja uma embaixadora das girafas para que as pessoas conheçam uma girafa ao vivo e depois pesquisem mais sobre essa espécie”, conta ele.

Os visitantes também serão sensibilizados para a importância das girafas. Em 2016, elas entraram na lista dos animais ameaçados de extinção, elaborada pela União Internacional para a Conservação da Natureza. O zoológico de Curitiba fica no Alto Boqueirão, na rua João Miqueletto. As atividades vão ser no dia primeiro de maio, das dez da manhã às cinco da tarde.


Fonte: FONTE: paranaportal.uol.com.br| FOTO: Repodução/Internet