Assessoria - A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) é mais uma vez parceira na realização da 3ª Feira de Inovação das Ciências e Engenharias (Ficiencias). O evento será realizado no período de 11 a 14 de novembro, no Parque Tecnológico Itaipu, na cidade de Foz do Iguaçu, no Paraná. A Feira reúne estudantes brasileiros, paraguaios e argentinos do ensino fundamental, médio, técnico profissionalizante e EJA em ensinos equivalentes, tanto da rede pública quanto particular.
Nesta edição, a UFFS instituiu uma comissão para representar a Universidade na Feira, designada pela Portaria Nº 689/GR/UFFS/2014. A Comissão tem como coordenadora institucional a docente Danielle Nicolodelli Tenfen, do Campus Realeza, que explica como serão os trabalhos. “Em 2014, vamos continuar colaborando com a avaliação dos trabalhos antes e nos dias da Feira. Também contribuiremos com oficinas dos projetos de extensão da UFFS durante o evento. Além disso, estamos desenvolvendo atividades em parceira com os Pibids”, explica.
Esta é a terceira vez que a UFFS contribui com a organização e o planejamento da Ficiencias, contando com servidores fazendo parte do Comitê Acadêmico e do Comitê Gestor do evento. Também está prevista a participação de docentes da UFFS na seleção e avaliação dos trabalhos inscritos no evento. Haverá, ainda, a participação dos projetos de extensão Grupo de Teatro La Broma, “Laboratório Demonstrativo de Física”, e do projeto cultural “Joaninha ou o que é”, entre outras apresentações.
Quem pode participar?
As inscrições para participação na feira ficam abertas até o dia 28 de agosto pelo endereço www.ficiencias.org, link inscrições. Podem participar estudantes de graduação dos campi de Realeza e Laranjeiras do Sul, situados no Paraná, desde que envolvidos em projetos nas escolas da região onde podem coorientar trabalhos em parceria com professores das escolas, e docentes de todos os campi da UFFS como avaliadores ou para responder dúvidas dos estudantes.
Sobre a Ficiencias
A Ficiencias é um espaço para estudantes apresentarem ideias criativas e inovadoras com intuito de contribuir com o conhecimento e a evolução no mundo das ciências. Também um local de integração e troca de experiências que aproxima estudantes e professores do Ensino Fundamental, Médio e Superior do Paraná – Brasil; Alto Paraná, Canindeyu e Caaguazú – Paraguai; e a Província de Missiones – Argentina. Ao término do evento, as melhores pesquisas são premiadas e poderão receber o acompanhamento de um professor de nível superior para continuar seus projetos.
No ano passado, durante a 2ª edição da Feira, dos mais de 200 trabalhos inscritos foram escolhidos 142 finalistas para ficar em exposição durante os dias do evento. Além dos trabalhos expostos, a programação contou com palestras, oficinas e apresentações culturais.