A primeira fase da vacinação contra a gripe no Paraná começou na quarta-feira, 10, vai até o dia 19 de abril e tem como público-alvo crianças de 6 meses até 5 anos, as gestantes, puérperas, que são as mulheres que acabaram de ter bebês nos últimos 45 dias, e povos indígenas.

A segunda fase, a partir do dia 22, abrangerá idosos, trabalhadores da saúde, professores de escolas públicas e privadas, portadores de doenças crônicas não transmissíveis, adolescentes e jovens de 12 a 20 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

Todos os municípios do Paraná vão vacinar a população-alvo. A 21ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza segue até o dia 31 de maio – o Dia D será em 4 de maio.
A Secretaria Estadual da Saúde já recebeu 1,4 milhão de doses de vacina do Ministério da Saúde e no total deverá receber três milhões e 618 mil doses. O objetivo da Secretaria é chegar até o final de maio com 90% do público-alvo vacinado.

18% das crianças já foram vacinadas em Beltrão
Em Francisco Beltrão, no primeiro dia da campanha, 18% das crianças em idade para tomar a vacina contra a gripe já se vacinaram. “O movimento nos postos de saúde nos surpreendeu. Isso é reflexo da população que se sensibilizou com a importância da vacinação, ainda mais de um vírus que está em constante mutação”, avalia a secretária de Saúde do município, Aline Biezus.

Em Santa Izabel do Oeste, a secretária Ivone Sponchiado disse que a procura do primeiro dia foi boa, mas muitas pessoas esqueceram a documentação. “É importante ressaltar a necessidade de levar os documentos pessoais, carteira de vacinação e cartão do SUS. Nós tivemos um bom movimento, dentro do esperado.”

Já em Marmeleiro, o público vacinado foi abaixo da expectativa. “Nesses dois primeiros dias de vacinação, não houve tanta procura, esperávamos mais. Porém, a tendência é que na próxima semana a procura seja maior”, projetou a secretária municipal de Saúde, Mari Manfrin.




Fonte: FONTE: http://jornaldebeltrao.com.br | FOTO: Reprodução/internet