“Democracia e Saúde”, foi o tema da XII Conferencia Municipal de Saúde de Nova Prata do Iguaçu realizada sexta-feira (29/03) no Centro da Terceira Idade.

A participação da comunidade na saúde é um direito de cidadania, garantido pela Constituição Federal. A população compareceu ao chamado e discutiu em conjunto com a Secretaria Municipal, Câmara de Vereadores e o Executivo Municipal o rumo e ações para os próximos quatro anos de trabalho.

Foram debatidos os seguintes eixos: Saúde como Direito, Consolidação do SUS e Financiamento. A palestrante da 8ª Regional de Saúde foi a Josseli Maria Steiner Vagliati.

Lideranças fizeram uso da palavra, como o prefeito em exercício Marcos Bertoglio, secretário de saúde Divo Malacarne, presidente da câmara de vereadores Vanderlei Orben, presidente do conselho municipal de saúde Magali Meurer e do padre Deoclézio Wigineski. Também se fez presente os vereadores Airton Pasqualon e Lievi Gruber Anzolin, além de professionais da saúde e população em geral.

Para finalizar o encontro teve a apresentação das propostas, conselho municipal de saúde e escolha de delegados para a conferencia estadual de saúde.


Fonte: FONTE: Assessoria