Nesta sexta-feira na Amsop (Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná) uma audiência pública com deputados, prefeitos, produtores de leite e representantes de cooperativas debateu a situação da cadeia produtiva. O encontro foi motivado pelo fim da cobrança do antidumping, tarifa que incidia na importação de leite em pó da União Europeia. A taxação era cobrada para compensar os efeitos do dumping, ou seja, da concorrência desleal praticada por esses países, ao vender para cá um produto abaixo de seu preço de custo, causando prejuízo à produção local. O governo deve publicar nos próximos dias portaria estabelecendo a cobrança de um novo imposto para o produto estrangeiro, com uma taxa de 42,8% (antes era 14,8%). Enquanto isso, produtores mantêm-se apreensivos. É o caso de Edenilson Morás, da Linha São Domingos, em Marmeleiro. Mauro Cenci, prefeito de Saudade do Iguaçu e presidente da Amsop, afirma que as lideranças da região precisam se unir para evitar consequências negativas na economia local. O deputado Reichembach defende o fortalecimento da bacia leiteira do Sudoeste para que atenda grandes mercados consumidores e também possa, no futuro, competir com produtos estrangeiros.  


RODOVIAS

Além da questão econômica, a audiência debateu também a situação das rodovias. O governador Ratinho Junior anunciou na semana passada, durante o Show Rural de Cascavel, a concessão da PR 280 para a iniciativa privada. Durante a audiência, lideranças da região manifestaram a necessidade de que, caso a rodovia seja privatizada, sejam conciliados investimentos em modernização e valores de pedágios acessíveis. O trecho possui 280 km e liga Realeza a Palmas.



QUEDAS DE ENERGIA NO INTERIOR


Os problemas com o fornecimento de energia elétrica no meio rural também continuam na pauta. Em 22 de março, uma sexta-feira, na Amsop, uma nova reunião entre Copel, produtores e lideranças vai ocorrer. De acordo com Reichembach, o problema de fornecimento deve ser resolvido o mais rápido possível para que sejam evitados novos prejuízos.


Fonte: FONTE: Assessoria