Estrela principal da Arenatech, que começou ontem e vai até domingo no Centro de Eventos de Francisco Beltrão, o futuro ministro da Ciência e Tecnologia, astronauta Marcos Pontes, fez visitas preliminares: esteve à tarde, na UTFPR, na Unisep e na Amsop — que recebeu também, praticamente no mesmo horário, o vice-governador eleito, Darci Piana (PSD).
Revelando simpatia e paciência para atender os pedidos de foto, Pontes disse que seu objetivo é espalhar tecnologia em todos os setores da gestão federal, especialmente em parcerias com o Ministério da Educação.

“Queremos introduzir tecnologia nas escolas públicas, preparar mais técnicos, e também divulgar a importância da tecnologia para o desenvolvimento do Brasil”, comentou.
Antes, foi apresentado um vídeo institucional da Amsop, mostrando a entidade e o Sudoeste.
Marcos elogiou a região, disse que sua impressão de Beltrão foi positiva: “cidade limpa, não vi pichações”, observou.
Na sua fala inicial, o prefeito anfitrião, Cleber Fontana (PSDB), disse que a população está esperançosa e otimista com as futuras medidas do novo governo federal.

Carta do Sudoeste

O presidente da Amsop, prefeito Moacir Fiamoncini (PSDB de Santa Izabel do Oeste), agradeceu a presença do ministro, junto com o vice-prefeito de Beltrão, Antonio Pedron (PSC).
Darci Piana chegou um pouco depois, mas ainda com tempo para ouvir Marcos Pontes, cumprimentando e posando para foto recebendo a Carta do Sudoeste — documento coordenado pela Amsop, que sintetiza as metas de desenvolvimento regional, com ênfase para as rodovias. O presidente da Acefb, Tarsízio Carlos Bonetti, no seu pronunciamento, reforçou que as rodovias precisam de investimentos urgentes, e admitiu que esse investimento pode vir a ser acompanhado de pedágio.
Darci Piana lembrou que “ainda não somos governo”. Mas deu uma explanada sobre o futuro da administração estadual, com compromisso de descentralização. “O trabalho da nossa equipe foi de 180 a 200 dias, reunindo material das 40 reuniões feitas pelo Estado, que foram apresentadas na eleição e nos deram uma votação expressiva.”
De fato, no primeiro turno, Ratinho Júnior (PSD) foi eleito governador com 3,3 milhões de votos (60%).

Foto/Legenda: Na entrega da Carta do Sudoeste, ontem na Amsop, prefeitos Nilson Engels (Pérola D´Oeste) e Raul Isotton (Dois Vizinhos), 2º suplente do senador eleito Oriovisto Guimarães, Plínio Destro, prefeito de Santa Izabel do Oeste e presidente da Amsop, Moacir Fiamoncini, vice-prefeito de Santa Izabel do Oeste, Luiz Carlos Cichocki, vice-governador eleito, Darci Piana, e os executivos de Francisco Beltrão, Cleber Fontana (prefeito) e Antonio Pedron (vice-prefeito).


Fonte: FONTE: jornaldebeltrao.com.br | FOTO: Badger Vicari/JdeB