Pessoas idosas ou com deficiência que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) devem se inscrever no Cadastro Único para Programas Sociais. Quem já está inscrito deve atualizar seus dados. Isso, pra quem não atualizou nos últimos 48 meses. O prazo final para evitar que o benefício seja bloqueado ou suspenso encerra no dia 31 de dezembro.

Para atualizar o cadastro, é preciso comparecer ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). Caso o beneficiário tenha dificuldade para deslocamento, o procedimento pode ser feito pelo responsável familiar.

Além do Benefício de Prestação Continuada (BPC), a regularização do Cadastro Único também permite o acesso a outros programas socioassistenciais, como o Família Paranaense, Luz Fraterna, Tarifa Social, dentre outros. Quando o Cadastro Único deixa de ser atualizado em um período de cinco anos, é excluído.

Previsto na Lei Orgânica de Assistência Social (Lei Federal 8742/93), o Benefício de Prestação Continuada concede um salário mínimo mensal para pessoas com mais de 65 anos ou com deficiência de qualquer idade que comprovem incapacidade para trabalhar e se manterem independentes. Para requerer o benefício, a renda per capita da família não pode ultrapassar um quarto de salário mínimo (menos de R$ 238,50).

O Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) de Salto do Lontra está localizado na Rua Costa e Silva, no Bairro Colina Verde, ao lado do Centro Municipal de Saúde. O telefone é o 3538-2099.


Fonte: FONTE: Assessoria