Salto do Lontra ficou em segundo lugar à nível de Paraná no Prêmio Inovação da Gestão em Saúde Bucal. A segunda edição do Prêmio ocorreu sexta-feira, 19 de outubro, no auditório do Bloco B-33, campus sede da Universidade Estadual de Maringá (UEM), durante o IV Encontro de Relatos de Experiências Exitosas da Qualificação da Gestão do SUS em Saúde Bucal. Os vencedores receberam certificados.

Salto do Lontra conquistou o 2º lugar representando também a 8ª Regional de Saúde, integrada por 27 municípios da Micro Região de Francisco Beltrão.

Na 8ª Regional as atividades iniciaram em setembro de 2017 sendo dividida em Micro Regiões. Sob a orientação das Tutoras Fabiane Boligon (Nova Esperança do Sudoeste) e Neusa Minozzo (Nova Prata do Iguaçu) formaram a micro 4 os seguintes municípios: Enéas Marques, Nova Esperança do Sudoeste, Nova Prata do Iguaçu, Salto do Lontra e Santa Izabel do Oeste. Composto por seis módulos, incluindo encontros presenciais, projetos e trabalho de conclusão de curso, as atividades foram encerradas com a apresentação dos seis melhores trabalhos dentre os 27 municípios que compõe a 8ª Regional, estando entre os selecionados: Nova Esperança do Sudoeste, Salto do Lontra e Santa Izabel do Oeste.

Considerando a implementação de propostas de mudança, a administração dos recursos disponíveis no âmbito do SUS, o aperfeiçoamento do trabalho e a qualificação profissional, o projeto: “Odontologia e Gestação de Salto do Lontra”, apresentado pela Auxiliar de Saúde Bucal Giseli Wigineski foi selecionado para representar os municípios da 8ª Regional de Saúde, na cidade de Maringá onde recebeu a titulação de Segundo Melhor Projeto do Estado do Paraná.

Gisele destacou alguns objetivos deste projeto. “O trabalho mostra a importância de a gestante fazer o acompanhamento com a equipe odontológica no pré-natal, tendo uma boa saúde bucal para evitar problemas futuros que possam vir a desenvolver uma gestação de risco. Através deste trabalho também foi possível aprimorar o grupo de gestantes, trazendo novas idéias e conceitos, fazendo com que as gestantes fiquem mais próximas da equipe odontológica. E também visa a integração entre as equipes médicas e de odontologia, priorizando a compatibilidade de horários, facilitando o atendimento das gestantes, ou seja, adequando o atendimento odontológico da gestante com a equipe médica” disse. Gisele também fez agradecimentos. “Gostaria de agradecer ao Poder Executivo Municipal, todos os servidores, as nossas orientadoras Fabiane Boligon e Neusa Minozzo, todas as gestantes que participaram do projeto e a imprensa pela divulgação do nosso trabalho” concluiu.

O Prefeito Maurício Baú destacou esta conquista. “Estamos muito felizes com esta premiação ao nosso Município. É o reconhecimento pelo esforço e trabalho do nosso setor de odontologia. Parabéns a todos que contribuíram para que obtivéssemos este resultado” finalizou.

A Secretária de Saúde de Salto do Lontra, Elaine Gonsalves disse que este prêmio é o reconhecimento pelo trabalho feito no município. “Gostaria de parabenizar a Gisele Wigineski pelo projeto que desenvolveu e pelo prêmio que recebeu na cidade de Maringá. É algo que nos deixa muito contente, pois é um reconhecimento do trabalho que vem sendo desenvolvido pela nossa equipe de saúde bucal no município” concluiu.

Nicole Tomazoni, Coordenadora de Saúde Bucal da 8ª Regional de Saúde, destaca o mérito do projeto e a importância da participação dos profissionais no curso. “No Brasil, embora existam muitos cursos de graduação em odontologia (em torno de 200), ainda enfrentamos grandes desafios no nosso País, pela falta do ensino de gestão nos cursos atuais de odontologia. Esse curso de Gestão em Saúde Bucal desenvolvido em parceria com a UEM, capacita e qualifica os profissionais através do modelo de gestão participava, procurando dar mais voz a equipe de saúde bucal na tomada de decisões e no planejamento, conseguindo desta forma alcançar melhores resultados através de mudanças no processo de trabalho” comentou.

“Colaborar com o desenvolvimento e melhorar a atenção em saúde bucal é desafiador, os profissionais estão acostumados a velhos hábitos e a proposta do curso é um forte estímulo à mudança”, ressaltam as professoras Fabiane Boligon e Neusa Minozzo.

Demais premiados
O município de Ubiratã ficou em primeiro lugar com o projeto "Estratificação de risco como recurso para organização da agenda odontológica", apresentado por Naira Priscila Bueno dos Santos, representando também a 11ª Regional de Saúde do Paraná (Campo Mourão).

O terceiro lugar foi entregue ao trabalho “Telerregulação em Odontologia", apresentado por Viviane de Souza Gubert, de Curitiba, da 2ª Regional de Saúde do Paraná (Curitiba).

Houve ainda a menção honrosa à proposta “Intersetorialidade na promoção de saúde bucal em paciente com transtorno mental na ESF Jardim Araucária e CAPS II", apresentada por Talles Falleiros Lemos, de Guarapuava, da 5ª Regional de Saúde do Paraná (Guarapuava).

O Curso de Gestão em Saúde Bucal foi promovido pela UEM, sob a coordenação da Professora Dra. Mitsue Fujimaki em parceria com as Regionais de Saúde e apoio financeiro do Ministério da Saúde. Este evento trouxe as experiências selecionadas nas regionais de saúde após a finalização do 4º Ciclo do Curso de Qualificação da Gestão do SUS em Saúde Bucal, iniciado em setembro de 2017, com a participação de 19 regionais de saúde e 158 municípios do Paraná.

“Os participantes tiveram a oportunidade de ouvir relatos de práticas inovadoras na gestão em saúde bucal, fruto de um diagnóstico criterioso da realidade local, estudo direcionado, planejamento em equipe e execução mesmo diante das dificuldades, o que certamente motivou e inspirou todos os presentes a melhorarem seu processo de trabalho”, afirmou Mitsue.

O evento reuniu trabalhos executados pelos participantes provenientes dos municípios de Curitiba (2ª Regional de Saúde), Guarapuava (5ª Regional de Saúde), Porto Vitória (6ª Regional de Saúde), Pato Branco (7ª Regional de Saúde), Salto do Lontra (8ª Regional de Saúde), Missal (9ª Regional de Saúde), Ubiratã (11ª Regional de Saúde), Umuarama (12ª Regional de Saúde), Maringá (15ª Regional de Saúde), Arapongas (16ª Regional de Saúde), Cambé (17ª Regional de Saúde) e Toledo (20ª Regional de Saúde).

Neste evento, foram homenageadas as Regionais que participaram de todos os ciclos (1º ciclo em 2012, 2º ciclo em 2013-2014, 3º ciclo em 2015-2016 e 4º ciclo em 2017-2018): 2ª Regional de saúde (Curitiba), 6ª Regional de Saúde (União da Vitória), 7ª Regional de Saúde (Pato Branco), 9ª Regional de Saúde (Foz do Iguaçu), 12ª Regional de Saúde (Umuarama), 15ª Regional de Saúde (Maringá) e 16ª Regional de Saúde (Apucarana).

Participaram da Comissão avaliadora os seguintes membros: o professor da Universidade de Brasília, Gilberto Alfredo Pucca Junior, o representante do Conselho Federal de Odontologia, Guilherme Fernandes Graziani, a coordenadora estadual de saúde bucal, Érika Feller, a professora do Departamento de Odontologia da Universidade Estadual de Ponta Grossa e coordenadora do PMAQ-AB, Márcia Helena Baldani Pinto, a consultora do COSEMS, Maria da Penha Marques Sapata e a cirurgiã-dentista do Centro de Especialidades Odontológicas de Maringá, Silva Maria Piedade Damasceno.

O Curso “Qualificação da Gestão do SUS em Saúde Bucal” foi idealizado a partir de uma confluência de ideais frente à necessidade de capacitação dos profissionais para a melhoria da gestão no SUS, particularmente na área de saúde bucal. Este curso, iniciado em 2010, foi concretizado pela parceria entre a Universidade Estadual de Maringá, Coordenação Estadual de Saúde Bucal do Paraná e Coordenação Nacional de Saúde Bucal do Ministério da Saúde.
O curso terá continuidade em 2019 contemplando, nesta etapa, a integração de toda a área da saúde, dando subsídios para estudo, reflexão e elaboração de propostas de intervenção de gestão local.

Com informações publicadas também por Bianca Iglesias, da Assessoria de Comunicação Social da UEM.



Fonte: FONTE: Assessoria