A reunião-jantar de lançamento da 18ª Festa do Leitão Assado, de Eneas Marques, terça-feira, 9, foi bem prestigiada. Estiveram no encontro, no Clube de Campo Águas do Jaracatiá, o prefeito Maicon Parzianello, os presidentes das entidades parceiras Miguel Ferreira de Souza (Associação de Suinocultores), Amarildo Paulazzi (Associação Empresarial) e Nini Castelli (Clube de Campo), Anésio Wessling, vice-prefeito e presidente da comissão organizadora, Salézio Ferreira de Souza, criador da festa, e Celso Pedro Bernardi, diretor do Departamento Agropecuário, vereadores, voluntários da festa e patrocinadores.

A promoção destaca a importância da suinocultura para a economia local e divulga a carne suína. A perspectiva é que sejam vendidas de 100 a 110 mesas para grupos de 25 pessoas. Serão servidos leitões assados e acompanhamentos – pães, doces, frutas e saladas – e os grupos de pessoas poderão comprar, à parte, o barril de chope. 

Nos pronunciamentos, a certeza de que novamente, com a participação de organizadores, patrocinadores e voluntários, a Festa do Leitão será um sucesso. Salézio Ferreira disse que a comissão organizadora “espera um grande público de Eneas Marques e região” para a festa. Nini Castelli afirmou que as entidades “vão trabalhar unidas para uma grande festa”.
Celso Pedro Bernardi lembrou que a organização desta promoção já se tornou rotina em Eneas Marques. “Todas as festas sempre tiveram um sucesso grande”, salientou, colocando à disposição das entidades promotoras o Departamento Agropecuário para auxiliar na organização.

Miguel Ferreira de Souza destacou a coragem de seu irmão, Salézio Ferreira de Souza, de lançar a Festa do Leitão Assado num ano de crise para a atividade – em 2000. Na época, as entidades do setor (APS, ARSS e AMS) lutavam muito por melhores preços para a suinocultura. Salientou, também, que em Eneas Marques o evento é organizado ao ar livre, diferente de outras festas do gênero. A promoção acontece no bosque do Clube Águas do Jaracatiá, onde são colocadas mesas e cadeiras.

Divulgação de Eneas
Anésio Wessling destacou que em todas as edições da Festa do Leitão a administração municipal deu apoio “e nesta não será diferente”. E lembrou do trabalho das mulheres, dizendo que “as mulheres são muito importante, o sucesso da festa depende delas”. Ele informou que o preço da mesa com leitão e acompanhamentos será vendido a R$ 600. Cada mesa pode receber até 25 pessoas. São esperadas de três mil a 3.500 pessoas para o evento, que neste ano será dia 11 de novembro, um domingo. 

O prefeito Maicon Parzianello destacou a importância deste evento gastronômico para o município. “Nós temos que divulgar o que nós temos de bom. A carne suína vem numa crescente cada vez mais”, afirmou. O prefeito lembrou que a Coperdia (Cooperativa de Produção e Consumo Concórdia) instalou filial em Eneas Marques e vai expandir sua atuação no município e região, com a adesão de mais suinocultores. Outras empresas já mantêm produtores integrados no município. Maicon acrescentou que “essa união de todas as entidades vai proporcionar, de novo, o sucesso da festa”. 

Amarildo Paolazzi observou que o sucesso da festa só será a possível com a colaboração das entidades parceiras e dos voluntários. “Essa nossa festa é tradicional, gostaríamos de manter o nível dela e até melhorar”, salientou.

Foto/Legenda: Salézio Ferreira de Souza, Maicon Parzianello, Amarildo Paulazzi, Anézio Wessling, Nini Castelli, Miguel Ferreira de Souza e Celso Pedro Bernardi com os cartazes da festa.


Fonte: FONTE: jornaldebeltrao.com.br | FOTO: Flávio Pedron/JdeB