Apesar da chuva, um grande número de pessoas participou nesta quinta-feira, 20, da 9ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, no Centro de Eventos de Nova Esperança do Sudoeste, tendo como tema: "Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento das Violências”.

Inicialmente houve o credenciamento dos participantes. Em seguida apresentações de música e karatê com alunos que freqüentam o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Secretaria de Assistência Social e Centro de Referência em Assistência Social (Projeto Social Esperança), pronunciamentos de autoridades, leitura e aprovação do regimento interno, palestra magna com Uilson José Gonçalves Araujo, debates, almoço, formação dos grupos para discussão dos eixos da conferência, apresentação das propostas, moções, eleição dos delegados para a etapa estadual e encerramento.

O objetivo geral desta conferência foi mobilizar os integrantes do Sistema de Garantia de Direitos (SGD), crianças, adolescentes e a sociedade para a construção de propostas voltadas para a afirmação do princípio de proteção integral de crianças e adolescentes nas políticas públicas, fortalecendo as estratégias/ações de enfrentamento às violências e considerando a diversidade.

Foram tratados sobre cinco eixos:

- Garantia dos Direitos e Políticas Públicas Integradas e de Inclusão Social;

- Prevenção e Enfrentamento da Violência Contra Crianças e Adolescentes;

- Orçamento e Financiamento das Políticas para Crianças e Adolescentes;

- Participação, Comunicação Social e Protagonismo de Crianças e Adolescentes;

- Espaços de Gestão e Controle Social das Políticas Públicas de Criança e Adolescentes.

A Primeira Dama e Secretária de Assistência Social, Marilete Stange disse que a conferência foi muito proveitosa. “Um momento especial em que reunimos a sociedade como um todo para discutirmos projetos, ações, propostas, enfim, políticas públicas voltadas às nossas crianças e adolescentes” e agradeceu “obrigado a todos que nos ajudaram na realização desta conferência” disse.

O Prefeito Jair Stange também esteve presente e enalteceu a importância desta conferência. “As nossas crianças e adolescentes são o futuro do Município, do Estado, do País e o trabalho deve começar na base, deve começar conosco. Tivemos um dia muito especial, no qual nos reunimos para discutirmos este tema tão importante. Muitas propostas foram elencadas e por isso todos que participaram e contribuíram com suas idéias estão de parabéns” finalizou.

Também estiveram presentes o Vice-Prefeito, Valdir Vitoretti, Presidente da Câmara Municipal, Andrey Herculano, Vereadores Clóvis Fernandes e Valdemiro Zeferino, Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Franciane Nazário, alunos, professores, representantes entidades e pessoas da comunidade.

Foto 1: Prefeito Jair Sange durante a abertura da Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Foto 2: Primeira Dama e Secretária de Assistência Social, Marilete Stange na abertura da Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Foto 3: Apesar da chuva, um grande número de pessoas participou da Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Nova Esperança do Sudoeste.


Fonte: FONTE: Assessoria