Afastado da Copa do Mundo após a lesão na terceira vértebra da região lombar da coluna, Neymar perdeu a chance de disputar o prêmio de melhor jogador do Mundial. Mesmo com quatro gols em cinco jogos, uma assistência e eleito o melhor da partida duas vezes, o camisa 10 do Brasil sequer figurou na seleção da Fifa que aponta os destaques do campeonato com base em estatísticas da competição. Esse ranking não tem relação com a eleição do craque da Copa do Mundo, que será escolhido numa votação de jornalistas até o fim da disputa.
Mas a ausência do craque nesta lista não significa que o Brasil não está representado. Desde o fim da primeira fase e também nas oitavas e quartas de final, David Luiz e Thiago Silva são os únicos comandados de Luiz Felipe Scolari presentes. Entre os brasileiros, só David Luiz aparece na seleção da competição desde a rodada de abertura. Ao fim da primeira fase, Thiago Silva também já aparecia no time ideal da Fifa. Quando terminaram as oitavas, Neymar era o sexto melhor no geral, mas não integrava a seleção da Copa, já que era superado em pontos por Benzema, da França, e Robben, da Holanda, e o esquema usado na análise tem apenas dois atacantes.
Decisivos na vitória por 2 a 1 sobre a Colômbia, com um gol cada e boa atuação, David e Thiago são as principais referências da Seleção após a perda de Neymar. Pilares que podem conduzir o time ao título. Suspenso pelo segundo cartão amarelo, Thiago não jogará a semifinal contra a Alemanha nesta terça-feira, no Mineirão, em Belo Horizonte, às 17h (de Brasília). Ainda assim, foi escalado por Felipão para estar ao lado dele na entrevista coletiva da véspera da partida.
David Luiz será o capitão na ausência do companheiro. O camisa 4, que já exerce importante liderança, foi eleito o melhor jogador da partida entre Brasil e Colômbia, nas quartas de final, e marcou um lindo gol de falta. O bom desempenho, no entanto, não garantiu a permanência do jogador na liderança do ranking da Fifa. Após as quartas de final, o defensor caiu do primeiro para o sétimo lugar. O atacante francês Karim Benzema tomou a ponta.