Sábado, 18 de agosto, foi o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo e a poliomielite em crianças com idade entre 12 meses e menores de 5 anos (ou seja, até 4 anos, 11 meses e 29 dias) incluindo as que já receberam as vacinas anteriormente.

Em Salto do Lontra houve vacinação no Centro Municipal de Saúde do Bairro Colina Verde, na Unidade de Saúde do Bairro Itaipu, e também em frente da Igreja Matriz, das 08h00 às 17h00.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, durante o dia foram aplicadas 243 doses de gotinha e 242 contra o sarampo. No final da tarde a cobertura estava em 66% do público alvo. Ao todo 721 crianças devem ser vacinadas durante a campanha, e desde o início até a tarde de sábado, 476 tinham sido imunizadas.

O Secretário de Saúde de Salto do Lontra, Valdecir Baldessar avaliou positivamente o Dia D de vacinação. “No sábado tivemos um bom número de crianças vacinadas, porém, no geral a nossa cobertura ainda está baixa. Por isso, pedimos novamente aos pais que levem as crianças para se vacinar, pois é muito importante” e acrescentou “não esqueçam da carteirinha. Se tiver alguma vacina em atraso já poderá ser atualizada” concluiu.

A campanha de vacinação contra o sarampo e a poliomielite começou no dia 06 de agosto e segue até o dia 31 deste mês.

Conhecida popularmente como paralisa infantil, a poliomielite causa paralisia que começa de forma repentina e pode afetar desde as pernas até o corpo inteiro, comprometendo até a respiração. O vírus foi erradicado no Brasil na década de 90.

Já o sarampo é uma doença extremamente contagiosa e pode ser transmitida pelo contato com secreções. Os primeiros sintomas são parecidos com os da gripe, mas evoluem para o aparecimento de manchas vermelhas pelo corpo. As mortes relacionadas com a doença ocorrem, muitas vezes, por causa de complicações no quadro.

Legenda: Salto do Lontra vacinou quase 250 crianças contra o sarampo e a poliomielite sábado, Dia D da campanha. Houve três pontos de vacinação na cidade e em um deles, no centro, o Rotary Club auxiliou.


Fonte: FONTE: Assessoria