Com a chegada do inverno é comum que nos Hemonúcleos diminuam o número de doadores de sangue. São vários os fatores que fazem reduzir, dentre eles a gripe. Mas na unidade de Francisco Beltrão, tem acontecido o contrário, a população está procurando para fazer a doação e tem dias que extrapola a capacidade de atendimento.

“Não temos o que reclamar da população, tem sido muito colaborativa, não somente de Francisco Beltrão, mas de toda região. O Hemonúcleo que está com uma certa dificuldade de atendimento devido esse momentos de troca de pessoal para atender toda essa demanda”, afirma o Diretor da unidade, Benvenuto Juliano Gazzi.

A capacidade de atendimento é de 45 pessoas por dia, sendo 30 na parte da manhã e 15 à tarde. Para ampliar o serviço nos próximos meses devem ser nomeados pelo governo do estado mais funcionários para a unidade de Francisco Beltrão.

Em relação a diminuição e doadores no inverno, Gazzi destaca, “a gente não teve uma queda muito grande no número de doadores, pelo contrário, tivemos vários dias, inclusive segundas-feiras que normalmente são vazias no Hemonúcleo, com grande fluxo de doadores”.

Mesmo com a colaboração da população, as pessoas podem colaborar na doação de sangue. Todos os meses, a principal tipagem que mais falta é O-. O doador pode ligar na unidade para agendar o atendimento, grupos acima de cinco pessoas devem ligar com antecedência.


Fonte: FONTE: rbj.com.br