Entre os dias 06 e 30 de agosto acontece em todo o País a Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo e a poliomielite. O “Dia D” será no dia 18 (sábado).

Devem tomar as vacinas as crianças com idade entre 12 meses e menores de 5 anos (até 4 anos, 11 meses e 29 dias) incluindo as que já receberam as vacinas anteriormente. A meta é vacinar ao menos 95% das crianças dessa faixa etária.

O Secretário de Saúde de Salto do Lontra, Valdecir Baldessar destaca a importância de mais esta campanha. “Pedimos aos pais ou responsáveis que compareçam com as crianças no Centro Municipal de Saúde no Bairro Colina Verde, na sala de vacina, levando as cadernetas de vacinação para avaliação e registro da vacina. Na semana entre os dias 13 e 17 também faremos um roteiro de vacinação nas comunidades do interior do município. É uma campanha muito importante e esperamos imunizar o maior número possível de crianças” e acrescentou “no sábado, 18, será o Dia D da campanha. Neste dia também estaremos com a vacinação disponível no Centro Municipal de Saúde no Bairro Colina Verde, também na Unidade de Saúde do Bairro Itaipu, e ainda com um ponto de vacinação em frente a Igreja Matriz, no centro da cidade. Vale ressaltar que contamos com o apoio do Rotary Club em mais esta campanha” disse.

Conhecida popularmente como paralisa infantil, a poliomielite causa paralisia que começa de forma repentina e pode afetar desde as pernas até o corpo inteiro, comprometendo até a respiração. O vírus foi erradicado no Brasil na década de 90.

Já o sarampo é uma doença extremamente contagiosa e pode ser transmitida pelo contato com secreções. Os primeiros sintomas são parecidos com os da gripe, mas evoluem para o aparecimento de manchas vermelhas pelo corpo. As mortes relacionadas com a doença ocorrem, muitas vezes, por causa de complicações no quadro.

Foto/Legenda: O Secretário de Saúde de Salto do Lontra, Valdecir Baldessar.


Fonte: FONTE: Assessoria