Uma das conquistas mais significativas para a história da Unisep foi anunciada segunda-feira. A instituição passou por avaliação do Ministério da Educação e Cultura (MEC) e foi oficializada como centro universitário. Para fazer o anúncio e celebrar, a direção reuniu toda a equipe e realizou missa no miniauditório do campus de Dois Vizinhos.

A satisfação da direção da instituição com a conquista é tamanha que o mantenedor, Joseti Meimberg, que normalmente opta por não se pronunciar, atuou praticamente como um mestre de cerimônias. “Esse foi o discurso mais longo que já vi o Joseti fazer”, observou o padre Valdecir Bressani durante a missa.

SAIBA MAIS: Discurso de Joseti destacou o sonho realizado, e a história até a Unisep se tornar Centro Universitário

De fato, poucas vezes seu Joseti se mostrou tão emocionado e falou tanto em público. Em seu discurso, relembrou a trajetória e os objetivos da Unisep e frisou o papel da equipe, com destaque para os diretores do campus DV, Jaime Stockmann e Sílvio Sari, que se empenharam para a obtenção do credenciamento.

Joseti abriu um parênteses em sua fala para destacar a atuação de um dos profissionais fundamentais para a instituição. “Não podemos deixar de agradecer muito ao incansável diretor-geral, agora reitor, professor Sérgio Fabiane que faz da Unisep a sua prioridade de tudo. Vocês já viram o dia que o professor Sérgio não está aqui? Só se estiver no hospital”.

Reconhecido por toda a comunidade acadêmica pelo seu grande envolvimento e presença constante nos campus de Dois Vizinhos e Francisco Beltrão, Sérgio foi muito aplaudido. Ele participa da instituição de ensino superior desde a sua concepção, no final da década de 1990 — a Unisep DV foi inaugurada em junho de 2001.

Após o discurso, o padre Bressani conduziu a cerimônia religiosa, que contou com a participação de diretores, coordenadores, professores, corpo técnico administrativo e demais colaboradores e comunidade acadêmica. Ele utilizou a parábola dos talentos — presente nos evangelhos de Lucas e Mateus — para contextualizar com a ocasião. “Não enterre o seu talento, multiplique. Coloque a serviço da coletividade”.

O percurso para a oficialização do centro universitário
Depois de uma longa etapa de planejamento e procedimentos burocráticos, em junho de 2018, a Unisep recebeu a visita de avaliadores do MEC. Após a análise de quesitos como infraestrutura das unidades, corpo docente, modelo pedagógico e PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional) a instituição foi aprovada com conceito 4 (escala de 1 a 5).

Para a Unisep e para a comunidade acadêmica, são vários os benefícios da aprovação do centro universitário.

“A mais importante é a autonomia, tanto para a criação de novos cursos como para o aumento no número de vagas”, destaca o diretor-geral Sérgio Fabiane. Ele cita ainda a agilidade na emissão de diplomas e a possibilidade de ofertar programas de mestrado e doutorado e ressalta que a responsabilidade da instituição aumenta, já que terá de dar ainda mais ênfase à pesquisa científica, mas poderá contribuir de forma mais ágil para atender as demandas da comunidade.

Conforme o diretor-administrativo da Unisep DV, Alexandre Meimberg Rigo, o trabalho para a oficialização do Centro Universitário foi iniciado há cerca de um ano e deu resultado devido ao envolvimento da equipe. “Todos os professores participaram, era um sonho do seu Joseti, do professor Sérgio, que trabalharam sábados, domingos, sem parar para chegar a esse resultado”.

A Unisep aguarda a publicação da autorização no Diário Oficial da União. O primeiro vestibular sob o novo formato jurídico será dia 18 de novembro.

Foto/Legenda: Silvio Sari, Jaime Stockmann, Joseti Meimberg, Alexandre Meimberg Rigo, Sérgio Fabiane, Itamar Vodzicki e Celito Nuernberg durante o evento que aconteceu segunda-feira.


Fonte: FONTE: jornaldebeltrao.com.br | FOTO: Alexandre Bággio/JdeB