Comprar um vestido pela metade do preço ou um
carro zero quilômetro sem precisar dar uma entrada. Essas ofertas tentadoras muitas vezes podem ser
o gatilho para o consumo desenfreado.
E o combate ao consumo excessivo é o foco da campanha
de educação financeira No meu dinheiro mando eu, da Associação Brasileira das Entidades Fechadas de
Previdência Complementar (Abrapp) .
As mais comuns são as grandes promoções com zero de
entrada; pague 2 e leve 3; cartão de crédito com o limite turbinado; 50% OFF; 10x sem juros; planos
anuais e a Black Friday, disse o integrante da Comissão Técnica de Estratégia e Criação de Valor da
Abrapp, Cristiano Verardo.
A campanha descreve "armadilhas" que seduzem para dar dicas ao
consumidor de como não se deixar levar pelo impulso de comprar e a cometer erros. Em relação aos
planos de academias de ginástica, por exemplo, a recomendação é que consumidor avalie quais as
vantagens e desvantagens de contratar um plano anual, semestral ou mensal e analisar a economia real
ao contratar o serviço.
Verardo alerta que o consumidor precisa refletir, antes de comprar,
se realmente necessita daquele produto ou serviço.
Os consumidores também não avaliam os
custos envolvidos em uma compra, como por exemplo, o seguro e o IPVA do carro novo; ração,
consultas, brinquedos e remédios de um novo cachorrinho; ou alimentação, hospedagem e passeios, ao
comprar uma passagem de avião em uma oferta relâmpago, disse.
Outros exemplos citados são
achar que é necessário ter os produtos tops de linha, não apurar os juros ou taxas cobradas em
suas transações comerciais ou ainda adquirir itens baratinhos sem avaliar a qualidade da
mercadoria.
Segundo a Abrapp, a ideia da campanha não é colocar em dúvida os benefícios das
ofertas e promoções, mas chamar a atenção para a responsabilidade do consumidor sobre a tomada de
decisão. Não somos contra o consumo. Dinheiro é feito para gastar, mas antes é preciso fazer sobrar
e, depois consumir de forma consciente na hora e no momento certo. Entendemos que a educação
financeira é uma base importante para a aposentadoria. O jovem que administra com sabedoria as suas
finanças e faz uma poupança previdenciária, chegará a maturidade com a segurança de uma fonte de
renda confiável, defende o presidente da ABRAPP, Luis Ricardo Martins.
A campanha é uma das
ações da 5ª edição da Semana Nacional de Educação Financeira (Enef), organizada pelo Comitê Nacional
de Educação Financeira (Conef), que vai até o próximo domingo (20) com atividades abertas ao público
em todo o país.
O objetivo é disseminar a educação financeira e previdenciária no
país.
A programação está disponível no site da semana.
Foto/Legenda:Campanha dá dicas para consumidor evitar compras desnecessárias.
Fonte: FONTE: agenciabrasil.ebc.com.br | FOTO: Arquivo/Rovena Rosa/Agência Brasil