Foi encerrada na noite desta terça-feira, 15, a última etapa do Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) em Salto do Lontra. Durante cerca de cinco anos, vários professores da rede municipal de ensino participaram das diversas formações.

O Pnaic foi um compromisso formal assumido pelos governos federal, estadual e municipal com o objetivo de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os 08 anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.

Para o alcance desse objetivo, as ações do Pacto compreenderam um conjunto integrado de programas, materiais e referências curriculares e pedagógicas, disponibilizados pelo Ministério da Educação, tendo como eixo principal a formação continuada dos professores alfabetizadores. Essas ações foram complementadas por outros três eixos de atuação: Materiais Didáticos e Pedagógicos, Avaliações e Controle Social e Mobilização.

O eixo Materiais Didáticos e Pedagógicos, desde a instituição do Pacto, é formado por conjuntos de materiais específicos para alfabetização, tais como: livros didáticos; jogos pedagógicos de apoio à alfabetização; obras de referência, de literatura e de pesquisa; obras de apoio pedagógico aos professores; e tecnologias educacionais de apoio à alfabetização; além de novos conteúdos para alfabetização, distribuídos para todas as classes do ciclo de alfabetização.

O Pacto a Formação Continuada de Professores Alfabetizadores desenvolve-se a partir de um processo de formação em cursos presenciais de aproximadamente 800 horas de formação presencial durante todo o programa.

O eixo Avaliação compreendeu avaliações processuais, debatidas durante o curso de formação de professores, desenvolvidas e realizadas continuamente pelo professor junto aos educandos, e a aplicação, junto aos alunos concluintes do 3º ano, de uma avaliação externa universal pelo Instituto Nacional de Pesquisas e Estudos Educacionais – INEP, visando aferir o nível de alfabetização alcançado ao final do ciclo.

A Secretária de Educação, Geovana Téchio Lopes Belica destacou a importância do Pnaic. “Foi um excelente programa que realizamos aqui em nosso município, proporcionando muitos conhecimentos aos nossos professores e que contribuiu diretamente na melhora do ensino/aprendizagem de nossos alunos” e acrescentou “parabéns a todos que participaram e contribuíram com este trabalho” finalizou.

No ano de 2017, observando a educação brasileira como um todo o PNAIC passou a compor uma política educacional sistêmica que parte de uma perspectiva ampliada de alfabetização, trabalhando a Alfabetização na Idade Certa, a melhoria da aprendizagem em Língua Portuguesa e Matemática no Ensino Fundamental, bem como a inclusão da Educação Infantil garantindo as perspectivas e as especificidades do trabalho de leitura e escrita com as crianças.

Em Salto do Lontra em relação ao PNAIC 2017/2018, o trabalho foi realizado com uma turma de Educação Infantil, coordenada pela Formadora Elaine Cristina Ribeiro, e uma turma de Alfabetização coordenada pela Formadora Neiva da Silva Bonin.


Fonte: FONTE: Assessoria