Nesta quarta-feira, 09, a Câmara Técnica do Instituto das Águas avaliou as ações desenvolvidas pelo Município de Nova Esperança do Sudoeste, relacionadas à bacia do Rio Lontra, através da parceria entre o Departamento de Meio Ambiente e as demais Secretarias e Departamentos da Administração Municipal. A partir desta avaliação é definido o valor a ser repassado em ICMS Ecológico, que neste ano deve atingir mais de R$ 750 mil.

O ICMS Ecológico é um instrumento de política pública, criado pioneiramente no Paraná, que trata do repasse de recursos financeiros aos municípios que abrigam em seus territórios Unidades de Conservação ou áreas protegidas, ou ainda mananciais para abastecimento de municípios vizinhos.

Nova Esperança do Sudoeste está inserido nesta política pública por pertencer a Bacia do Lontra, que abastece toda a cidade de Salto do Lontra por meio da captação de água feita pela Sanepar. Os repasses em dinheiro do ICMS Ecológico é como uma compensação ao Município de Nova Esperança do Sudoeste que acaba tendo limitações devido aos riscos de contaminação da água.

Lei do ICMS Ecológico ou Lei dos Royalties Ecológicos é o nome que se dá à Lei Complementar nº 59, de 1º de outubro de 1991, aprovada pela Assembléia Legislativa do Estado do Paraná.

O Prefeito Jair Stange destacou a presença da Câmara Técnica no município. “Um dia muito importante para Nova Esperança do Sudoeste. Gostaria de agradecer o empenho de todos que contribuem com as ações de preservação do nosso Rio Lontra e estaremos sempre tentando ampliar os nossos esforços nesse sentido” disse.

Alberto Piccinini, do Instituto das Águas de Francisco Beltrão também comentou sobre esta visita de representantes de vários órgãos do estado envolvidos com as questões ambientais ao município de Nova Esperança do Sudoeste. “A Câmara Técnica visita o município uma vez por ano, mas presta assessoria o ano todo, e Nova Esperança do Sudoeste podemos dizer que vem numa crescente com relação ao seu trabalho, às suas ações desenvolvidas na proteção e preservação do meio ambiente” e acrescentou “com isso está melhora a qualidade da água que vai para Salto do Lontra, melhora a qualidade de vida da população de Nova Esperança do Sudoeste e tem essa arrecadação que também é interessante para o Município” disse.

Também participaram do encontro o Vice-Prefeito, Valdir Vitoretti, Chefe Regional da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (Seab) de Dois Vizinhos, Vinicius Deotan Coletti, Subtenente da reserva do Corpo de Bombeiros, Anselmo Gross dos Santos, representando o ‎Escritório Regional da Secretária de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídrícos (SEMA) de Francisco Beltrão, Odenir De Barba, representando a Unioeste, Gilberto Martins e Elvis Hendges, da Sanepar, Adrio Trevisan, Vereadores Andrey Herculano, Valdemiro Zaferino, Clóvis Fernandes e Adroaldo Cogo, Secretário de Governo da Prefeitura, Ademir Lauxen, Diretor de Meio Ambiente, Jair Costenaro da Silva, além de outros secretários e diretores de departamentos.


Fonte: FONTE: Assessoria