Quando o árbitro inglês Howard Webb mostrou o cartão amarelo para o volante Luiz Gustavo no duelo contra o Chile, no último sábado, em Belo Horizonte, o técnico Luiz Felipe Scolari passou a ter uma preocupação a mais. Quem será o substituto do jogador na partida diante da Colômbia, na sexta-feira, em Fortaleza? São quatro as opções do treinador. E o escolhido deverá receber, entre outras, a ingrata missão de vigiar James Rodríguez, artilheiro da Copa até aqui.
A primeira delas justificaria a convocação do zagueiro Henrique, que pode atuar tanto na zaga como na vaga de Luiz Gustavo. Caso opte pelo defensor, Felipão fará uma mexida simples, sem alterar a estrutura da Seleção. O jogador, atualmente no Napoli, por sinal, já atuou no setor sob o comando do treinador. No Palmeiras, ele foi escalado na posição na final da Copa do Brasil de 2012.
Henrique é um dos poucos jogadores do grupo com a característica de volante de contenção. Outra hipótese de Felipão seria escalar Fernandinho mais recuado, como primeiro homem de meio de campo. No entanto, o comandante seria obrigado a colocar mais um jogador no setor, com característica de saída de bola. Ramires, Paulinho e Hernanes disputariam a vaga. O segundo, aliás, ganhou pontos com a comissão técnica pela atitude de tomar a palavra e incentivar os companheiros antes da disputa de pênaltis com o Chile. Fato que pode pesar na escolha do treinador.