Assessoria - O Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Estado da Educação, assinou sexta-feira (16), em Curitiba, o termo de cooperação técnica com 19 municípios para a oferta do Ensino Médio regular e Ensino Médio integrado à educação profissional aos filhos de pequenos agricultores rurais que estudam nas Casas Familiares Rurais (CFR).
A parceria tem como objetivo garantir o acesso à educação regular e a formação e qualificação profissional aos alunos que estudam nas unidades de ensino. A Casa Familiar Rural de Nova Prata do Iguaçu foi criada em 1995 (23 anos), desde então oferecem as turmas de Ensino Médio regular com qualificação em Agropecuária, a formação técnica em Agropecuária, Alimentos, Agroecologia e Agricultura.
O convênio está garantido até o final do mandato do Prefeito Municipal Adroaldo Hoffelder (Sassá) e vice-prefeito Marcos Bertoglio. Hoje com 45 alunos, a Casa Familiar Rural é administrada em parceria com o Governo do Estado onde dispõe de professores para lecionar as disciplinas da Base Nacional Comum Curricular e a prefeitura é responsáveis pela contratação dos coordenadores, auxiliares de serviços gerais e monitores para atendimento dos alunos, assim como transporte, alimentação e manutenção das unidades de ensino.
De acordo com o prefeito em exercício Marcos Bertoglio, “a Casa Familiar Rural tem um papel importante para nossos municípios, onde a agricultura familiar é muito forte. A parceria com o Governo do Estado é possível manter as casas e garantir que essas famílias tenham acesso a uma educação de qualidade voltada para o campo”, disse.
Representando a cidade de Nova Prata do Iguaçu se fez presente o Engenheiro Agrônomo e Professor da Casa Familiar, Mauricio Pereira, o chefe do Núcleo de Educação, Nivaldo Florentino, a Secretária Estadual de Educação, Ana Seres, autoridades municipais e representantes das Casas Familiares Rurais.