Assessoria - O Programa de Gestão de Solo e Água em Microbacias, criado pelo Governo do Estado do Paraná foi lançado nesta sexta-feira (16/03) no Centro Comunitário da Linha Conquista em Nova Prata do Iguaçu.
O programa visa recuperar e manter a capacidade produtiva dos recursos naturais, com base na gestão de microbacias hidrográficas. O Estado do Paraná foi dividido em microbacias, a cidade de Nova Prata do Iguaçu irá trabalhar com a microbacias do Rio Grápia, que contempla 48 famílias da Linha Conquista, Linha São João do Vorá e Linha Guarani.
O convênio firmado com o município foi de R$ 209.480,00 e contrapartida do município de R$ 12 mil para realização de serviços de terraceamento com trator para elaboração e manutenção de curvas de nível; terraceamento com trator de esteira para enleiramento de pedras; proteção de matas ciliares em torno de fontes de água com aquisição de arrame farpado e palanques tratados; proteção de nascentes com aquisição de pedras de rachão e sacos de cimento; caixa de água; e aquisição de uma grade terraceadora.
O programa é executado no município pela Secretaria Municipal de Agricultura em parceria com a Emater, e no Estado é coordenado pela Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento – SEAB e apoiado pelo instituto Emater e Instituto Águas Paraná.
Fizeram-se presentes na reunião o prefeito em exercício Marcos Bertoglio, prefeito licenciado Adroaldo Hoffelder (Sassá), chefe regional da Seab Vinícius Coletti, chefe regional da Emater Valdir Koch, secretário de agricultura Everton Oliboni, demais secretários e servidores municipais, vereadores José Mocellin, Airton Pasqualon e Sergio Faust, agricultores e convidados.