Assessoria - A Divisão de Vigilância em Saúde da 8ª Regional, integrada por 27 municípios da nossa micro-região, promoveu na semana que passou reunião técnica em Francisco Beltrão. O encontro contou com a presença de representantes de vários municípios.
O objetivo foi debater sobre o alto índice de infestação do mosquito aedes aegypti e também sobre o avanço de casos de febre amarela em alguns estados brasileiros, como Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo.
Salto do Lontra foi representado pela enfermeira Daiane Técchio e pela médica veterinária Cintia Trombini. De acordo com Daiane, a reunião foi muito produtiva. Foram debatidos assuntos muito importantes e traçadas algumas estratégias para combatermos ainda mais o aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, febre amarela, chikungunya e zika virus. Agora estaremos repassando estas orientações às nossas equipes aqui do município e reforçamos o pedido para que população também faça sua parte destacou.
Daiane lembrou também sobre a vacina contra a febre amarela. As pessoas na faixa etária dos 09 meses de idade até os 59 anos devem tomar a vacina que protege contra a febre amarela. Uma dose é suficiente para a vida toda. Por isso, pedimos a população que confira a carteira de vacinação e quem ainda não recebeu a vacina que nos procure no Posto de Saúde, no Bairro Colina Verde frisou.
Mais informações pelos telefones 3538-1120 ou 3538-1523.
Brasil já tem mais de 160 mortes por febre amarela desde julho
Entre 1º julho de 2017 e 20 de fevereiro deste ano, foram confirmados 545 casos de febre amarela no país, com 164 mortes. Ao todo, foram notificados 1.773 casos suspeitos, sendo que 685 foram descartados e 422 permanecem em investigação.
Os dados foram divulgados nesta quarta-feira, 21, pelo Ministério da Saúde, com base nas informações repassadas pelas secretarias estaduais de Saúde. No mesmo período do ano passado, foram confirmados 557 casos e 178 mortes.
Legenda: A enfermeira da Secretaria Municipal de Saúde de Salto do Lontra, Daiane Técchio representou o Município durante reunião técnica promovida pela Divisão de Vigilância em Saúde da 8ª Regional de Saúde, em Francisco Beltrão.