Vários municípios das regiões Sul e Sudoeste do Paraná figuram entre os que mais desmataram florestas nativas no Estado do Paraná, entre os anos de 2015 e 2016. É o mostra um levantamento da Fundação SOS Mata Atlântica, publicado pela jornalista Katia Brematti, na Gazetado Povo, nesta quarta-feira (13). O município de Palmas, sul do Paraná, ocupa a 21ª posição. Na mesma região, Bituruna e General Carneiro lideram o ranking do desmatamento.

Os dados foram apurados com base em imagens de satélite e comprovou avanço do desmatamento de Florestas de Araucária em pelo menos 88 municípios de várias regões do Estado.

O município de Bituruna ocupa a segunda colocação, com desmatamento de 242 hectares atrás apenas de Prudentópolis, que suprimiu 326 hectares, no período. Também aparecem no topo, Pinhão(3º) com 221 hectares; Coronel Domingos Soares(4º), 179 hectares; General Carneiro(5º), 161 hectares e Palmas, com 45 hectares desmatados.

Já na região Sudoeste paranaense, aparecem Chopinzinho, com 29 hectares; Mangueirinha, 26; Itapejara do Oeste, 21; Verê, 12; Coronel Vivida,08; Clevelândia, 07; Pranchita, com 06 hectares; Ampere, 5. Com três hectares estão na lista, Honório Serpa, Planalto; e Santo Antônio do Sudoeste com 01 hectare desmatado.

Conforme a reportagem, o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) foi procurado e informou que irá publicar um levantamento próprio.

Foto: Área de desmatamento em Palmas (PR).


Fonte: FONTE: rbj.com.br | FOTO: Arquivo/RBJ