O prazo de pagamento da primeira parcela do 13º salário termina hoje, e os paranaenses já planejam o que fazer com a grana extra. De acordo com sondagem feita pela Federação do Comércio, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR), o abono será utilizado principalmente para constituição de reserva financeira e para o pagamento de dívidas. Dentre as opções sugeridas pela entidade, 24% dos entrevistados planejam guardar esse dinheiro e 24% pretendem quitar seus débitos.

Em 2016, essa opção de reter parte do dinheiro era mencionada por 21% dos paranaenses. O uso do valor para viagens chega a 15% das respostas, enquanto 14% têm a intenção de pagar taxas e impostos; compra de presentes será a escolha de 12%.

O pagamento do 13ª salário aos trabalhadores do mercado formal do Paraná deve injetar R$ 6,8 bilhões na economia dos 40 maiores municípios do Estado. A secretária da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Beltrão, Sirley Zapelini, diz que o número de consultas de informações de consumidores aumentou à entidade. Para ela, está havendo, por parte das pessoas, interesse em quitar os débitos em atraso no comércio.

Sirley observa que há pessoas boas que "por um motivo ou outro acabaram se apertando e ficaram com dívidas e agora estão procurando as empresas para fazer acordo".


Fonte: FONTE: jornaldebeltrao.com.br