A Prefeitura de Nova Prata do Iguaçu e a Frente Parlamentar em Apoio à Cadeia Produtiva do Leite na Assembleia Legislativa do Paraná realizaram nesta sexta-feira (10) palestra técnica para cerca de 90 produtores de leite do município. A palestra foi realizada no auditório da Câmara de Vereadores e foi proferida pela médica veterinária Denise Chapetti Adamchuk. A profissional apresentou técnicas de manejo para ordenha e cultivo de pastagem que otimizam e trazem mais qualidade à produção.

A produção de leite é uma das principais fontes de renda de Nova Prata do Iguaçu, de acordo com dados da Secretaria de Agricultura, cerca de 54 milhões de litros de leite são produzidos anualmente no município.

A empresa Centergen Semen e Embriões, contratada pelo município para fornecer semen e materiais ao Programa Municipal de Melhoramento Genético, programa lançado recentemente pela Secretaria de Agricultura, palestrou sobre as vantagens da Inseminação Artificial, controle da transmissão de doenças infectocontagiosas, manejo reprodutivo, cria de bezerros e novilhas, entre outros assuntos.

O deputado Wilmar Reichembach (PSC), coordenador da Frente Parlamentar, destacou que estes cursos de qualificação estão dando muito certo na região. “Os produtores estão aderindo este movimento em favor da atividade leiteira. Estou muito satisfeito com a presença das lideranças e agricultores onde saímos motivados e unidos em cobrar o pagamento justo da produção leiteira", destacou.

Se fez presente o prefeito municipal Adroaldo Hoffeder (Sassá), vice-prefeito Marcos Bertoglio, vereadores Vanderlei Orben, Sérgio Faust, Sérgio Vitali, Alcides Teles, Chefe Regional da Emater Valdir Koch, secretário de agricultura Everton Oliboni, servidores municipais e agricultores.


Fonte: FONTE: Assessoria