Os eleitores de Salto do Lontra, Nova Prata do Iguaçu e Nova Esperança do Sudoeste devem fazer o recadastramento biométrico. O atendimento é das 08h00 às 18h00, sem intervalo para o almoço, no Fórum Eleitoral da Comarca, localizado na Rua Dona Rosa Oenning, s/n, bairro do Parque Industrial, em frente ao Centro de Eventos de Salto do Lontra. É necessário estar munido do título de eleitor, documento de identificação com foto e comprovante de residência. No site do TRE (www.tre-pr.jus.br) também é possível agendar a biometria, o que permite ao eleitor escolher o dia e horário de atendimento.

O Chefe do Cartório Eleitoral, Marcio Macrhy, contou como está o andamento do recadastramento. “Temos por volta de 60% dos eleitores de Salto do Lontra recadastrados, 45% de Nova Prata do Iguaçu e 40% de Nova Esperança do Sudoeste. A revisão do eleitorado teve início no dia 25 de setembro e se encerra no dia 15 de dezembro, ou seja, já ultrapassamos mais da metade do período que está sendo utilizado para o recadastramento, e estamos de certa forma preocupados com o eleitor que ainda não compareceu ao Fórum Eleitoral.”, comentou.

Márcio cita algumas das consequências para os eleitores que não fizerem o recadastramento. “Existem uma série de complicações. Primeiramente, o título será cancelado, o que impede de votar nas próximas eleições. Outra consequência é a suspensão do CPF, que pode causar bloqueio de contas bancárias, suspensão de recebimento de benefícios de programas como Bolsa Família, suspensão de benefícios do INSS como Auxílio Doença - para eleitores com menos de 70 anos - e bloqueio de financiamentos agrícolas para aqueles que residem no interior. Para os eleitores que moram na cidade, também pode haver uma série de dificuldades para contrair empréstimos e financiamentos.”, alerta.

O Chefe do Cartório Eleitoral reforça que o prazo final é 15 de dezembro e pede aos eleitores para que não deixem para última hora. “De uma forma geral, o atendimento é rápido e feito na hora, sem necessidade de espera. O eleitor que deixar para os últimos dias pode encontrar uma situação inversa e ter que enfrentar filas.”, finalizou.

Nesta semana, haverá atendimento especial na quarta-feira (15), feriado da Proclamação da República, das 08h00 às 12h00.