Na manhã desta segunda-feira (13), o advogado do Sindarspen (Sindicato dos Agentes Penitenciários), Jairo Ferreira Filho participou do programa Primeira Hora, na TV Tarobá, e falou sobre a situação dos agentes, principalmente no dia em que os presos se rebelaram onde havia apenas 30 agentes para cuidar de 950 detentos.

Ele lembrou que esta era uma tragédia mais do que anunciada, referindo-se o pequeno número de agentes.

Com relação a acusação de truculência dos agentes, ele disse que existe uma corregedoria para cuidar deste tipo de denúncia e que atualmente não existe nenhum servidor condenado por essas supostas situações.

A rebelião da PEC (Penitenciária Estadual de Cascavel), durou 43 horas. O resultado foi um preso decapitado e 28 feridos. Além disso, boa parte da unidade foi destruída durante o motim, mas segundo o diretor do Departamento Penitenciário do Paraná, Luiz Alberto Cartaxo, os danos causados foram muito menores que os registrados na rebelião de 2014.

Com relação a fuga de presos, uma lista foi divulgada (veja na foto acima) com os nomes dos supostos detentos que não foram localizados durante a contagem pós rebelião.


Fonte: FONTE: tarobanews.com