A um jogo da despedida da Copa do Mundo, e também a uma partida do que pode se tornar a redenção portuguesa no Mundial. Com um ponto conquistado em duas rodadas, Portugal tem na quinta-feira a chance de escrever seu futuro no Brasil. Para avançar às oitavas de final, precisa golear Gana em Brasília e torcer para que a Alemanha faça o mesmo com os Estados Unidos. A combinação é difícil. Tanto que o elenco já pensa na hipótese mais provável: a eliminação.
Caso a queda na primeira fase se concretize, os jogadores garantem que não vão fugir dos questionamentos. Um dos mais experientes do atual grupo, o lateral João Pereira enalteceu a personalidade dos companheiros e disse que ninguém se esconderá após o jogo de quinta-feira.
O desânimo, porém, é visível na delegação. O treino marcado para segunda-feira, horas após o desembarque em Campinas, foi cancelado. Apenas João Pereira concedeu entrevista. Nesta terça, os portugueses fecham a preparação antes da viagem para Brasília, onde encaram Gana. No discurso, os jogadores tentam contornar o pessimismo.